Secretaria da Justiça celebrará abolição da escravatura com palestras na segunda-feira

Em celebração aos 130 anos da abolição da escravatura, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena e do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos da Cidade de são Paulo, por meio da Coordenação Municipal de Promoção da Igualdade, promoverá na próxima segunda-feira (14/05) o seminário “130 anos de Abolição: políticas afirmativas”.

O evento acontecerá das 9h30 às 12h, no auditório do Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, localizado no Pátio do Colégio, 148, sede da pasta.

A ação tem como objetivo apresentar um balanço das ações afirmativas para a população negra e abordar o papel dos órgãos de promoção da igualdade racial na inclusão do negro na sociedade.

Durante o encontro, a professora Suelma Inês de Deus Branco ministrará palestra sobre “Racismo Institucional”. “Entre o passado e o presente: o protagonismo da mulher negra na história do Brasil” será o tema abordado por Elisabete Pinto; e no encerramento do encontro o professor Juarez Tadeu Xavier falará sobre os “130 anos de abolição: o que mudou?”.

Para a coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, Elisa Lucas Rodrigues, a abolição da escravatura foi um divisor de águas na história da população negra do Brasil. “Ao longo destes 130 anos tivemos muitos avanços, porém a presença dos negros em espaços de poder, nas universidades, na mídia e no mercado de trabalho ainda é pequena. Precisamos mudar esta realidade”, pondera a coordenadora.

13 de maio

A escravidão no Brasil durou mais de 350 anos e foi abolida em 13 de maio de 1888, com a Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel. Até então, milhões de africanos foram escravizados, tratados como mercadoria e trazidos para o Brasil para serem usados como força de trabalho nos campos e nas cidades.

O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão.

A data serve como um mecanismo de conscientização, reflexão e educação para ajudar a erradicar completamente qualquer tipo de preconceito racial.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br