“Sabadania” nos CICs Campinas e Grajaú realizou cerca 3.500 atendimentos

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realizou no sábado (19/05) o projeto intitulado “Sabadania” em duas unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC). A ação foi alusiva ao 4º aniversário da unidade Grajaú, da capital, e ao 12º da unidade Campinas.

O evento teve como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social.

Durante o “Sabadania”, na unidade Campinas, foram contabilizados 2.837 atendimentos. Os serviços mais procurados foram vacinação contra a gripe e corte de cabelo.

As recreações infantis (escultura de bexigas e pintura em rosto) também tiveram bastante procura. As crianças brincaram em cama elástica e houve distribuição de lanches e algodão doce.

Na ocasião, também foram oferecidos serviços de emissão de documentos, como 1ª via de carteira de identidade para menores de 18 anos; 2ª via certidão de nascimento, casamento e óbito; 2ª via de CPF; 1ª e 2ª de carteira profissional.

Os participantes puderam assistir a apresentações de circo, de jiu-jitsu e do canil da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Mesmo com a forte chuva, que permaneceu em todo o período, o evento foi um sucesso. Além de um dia de prestação de serviços, para muitos, foi um dia de lazer, alegria e convivência familiar”, disse a diretora do CIC Campinas, Regina Espogino.

Na unidade Grajaú foram 712 atendimentos. Os serviços mais procurados foram orientações ao consumidor por meio do Procon, 2ª via certidões (nascimento, casamento e óbito), corte de cabelo e esmaltação de unhas.

Os presentes puderam aferir a pressão arterial, fazer massagem corporal e participar de orientações sobre a importância do exame da mamografia.

Para as crianças foram disponibilizadas cama elástica, distribuição de lanches e algodão doce.

Para a diretora do CIC Grajaú, Patrícia Cuofono Fernandes, promover cidadania para a população é de suma importância. “O evento foi muito satisfatório, e pessoas que não conheciam o CIC compareceram e souberam que podem utilizar nossos serviços”, explicou Patrícia.

Alguns órgãos estiveram presentes nos dois eventos.

Em Campinas, o CIPAT- Centro Público de Atenção ao Trabalhador (vagas de emprego, palestras e microempreendedorismo); o CRAS – Centro  de Referência de Assistência Social (cadastro das famílias em programas sociais da Prefeitura); Acessa São Paulo (2ª via de boletos; parcelamento de prestações em atraso, renegociação de dívidas e atestado de antecedentes criminais); o Procon (orientações e atendimento ao consumidor); e Espro – Ensino Social Profissionalizante (inscrição para cursos de jovem aprendiz).  Para ter acesso aos serviços os interessados tiveram de apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho, PIS e comprovante de endereço.

No Grajaú, a Defensoria Pública realizou atendimentos e orientou sobre direitos do cidadão. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) emitiu 1ª e 2ª via da carteira de trabalho e realizou cadastro para o programa Jovem Cidadão. A Sabesp e a Eletropaulo emitiram segunda via de contas. O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) efetuou cadastro das famílias em programas sociais.

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania