Jovens indígenas paulistas participam da 4ª edição da Conferência Nacional da Juventude

O Estado de SP foi representado por 140 delegados eleitos durante a Conferência Estadual de Juventude

Entre os dias 14 e 17 de dezembro, dois jovens indígenas estiveram entre os representantes do Estado de São Paulo na 4ª edição da Conferência Nacional da Juventude, realizada em Brasília. O evento contou com a participação de 1,3 mil delegados e delegadas credenciadas de todas as regiões do País e mais de 2,2 mil jovens. Entre eles, estavam Cleirray Wera Fernando, da Aldeia Aguapeú de Mongaguá, e Emile Macena da Silva, da Terra Indígena Ribeirão Silveira de São Sebastião e Bertioga.

O evento proporcionou um importante espaço para diálogo e troca de ideias, onde foram debatidos diversos temas, como o fortalecimento da participação dos jovens nas políticas públicas para a juventude.

Entre os representantes de SP estavam mais 140 delegados eleitos durante a Conferência Estadual de Juventude, ocorrida na cidade de Olímpia, interior de São Paulo, e dois delegados da Coordenadoria de Políticas para a Juventude (CPJ) e o Conselho Estadual da Juventude, vinculados à Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC). Durante o encerramento, delegados e observadores votaram nos 12 eixos prioritários discutidos nos grupos de trabalho: Cidadania, Participação Social e Política e Representação Juvenil; Educação; Profissionalização, Trabalho e Renda; Diversidade e Igualdade; Saúde; Cultura; Comunicação e Liberdade de Expressão; Desporto e Lazer; Território e Mobilidade; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Segurança Pública e Acesso à Justiça; e o Sistema Nacional de Juventude.

“A participação dos jovens na discussão das políticas públicas de juventude é de fundamental importância, pois são parceiros estratégicos na agenda de desenvolvido econômico e social. E o Estado de São Paulo foi um dos protagonistas com a participação de mais de 20 mil jovens nas conferências municipais e regionais, e de 1200 participantes, entre delegados e observadores da fase estadual. Tivemos a eleição dos delegados e as propostas discutidas, aprovadas e encaminhadas para a Nacional”, disse o coordenador estadual de Juventude, Juliano Borges.

Sobre a CPPI

A Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígena (CPPI), da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), foi criada em agosto 2023, pelo Decreto Estadual nº 67.859, como um desmembramento da antiga Coordenação de Políticas para as Populações Negra e Indígena CPPNI, especialmente para melhor atender às demandas dos povos originários de São Paulo.

Entre as suas missões, estão: promover, elaborar, coordenar, desenvolver, e acompanhar programas, projetos e atividades com vistas à efetiva atuação em favor da dignidade dos povos indígenas de São Paulo; promover estudos, pesquisas, cursos, conferências e campanhas; formação e o treinamento de pessoal; prestar colaboração técnica a órgãos e entidades públicos do Estado; elaborar sugestões para o aperfeiçoamento da legislação vigente referente ao tema; poiar iniciativas da sociedade civil; e colaborar com o Conselho estadual dos Povos Indígenas de São Paulo (CEPISP).