IPEM ministra treinamento no Rio Grande do Norte sobre fraude em bombas de combustíveis

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou, na última semana, capacitação de fiscais do IPEM dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba para o combate à fraude metrológica em bombas de combustíveis.

O treinamento – teórico e prático – teve início na segunda-feira (7/5) e se encerrou na sexta-feira.  A parte teórica aconteceu na sede do IPEM-RN e o treinamento prático aconteceu por meio de blitz realizada em postos de combustíveis na região metropolitana de Natal.

A capacitação foi desenvolvida por solicitação do IPEM do Rio Grande do Norte.

“Estamos auxiliando os demais institutos de pesos e medidas do país no combate às fraudes em bombas de combustíveis, dando apoio, compartilhando o conhecimento dos nossos técnicos, aqui do Estado de São Paulo, devido ao fato de sermos referência na Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro”, explicou o superintendente do IPEM-SP, Guaracy Fontes Monteiro Filho. 

O IPEM-SP também já ministrou treinamento prático e teórico para as equipes dos órgãos que compõem a Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade (RBMLQ) do Inmetro, nos estados do Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Roraima.

Órgão delegado do Inmetro, o IPEM-SP realiza rotineiramente a fiscalização em postos de combustíveis em todo o estado de São Paulo. Também participa das operações coordenadas pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, que vêm sendo realizadas desde agosto de 2016, com a participação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Procon, Secretaria da Fazenda, polícias Civil e Militar, Ministério Público e órgãos de fiscalização municipais. Essas operações têm identificado grande número de casos de fraude metrológica, na qual o posto abastece quantidade inferior à que foi efetivamente paga pelo consumidor. A fraude geralmente é feita mediante a instalação de microdispositivos eletrônicos nas bombas de combustível, equipamentos que podem ser acionados à distância.

O IPEM ainda realiza operações de fiscalizações rotineiras em balanças, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades nos produtos comercializados pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

 

 

 

 

Fonte: Ipem

 

Governo do Estado de SP