IPEM inaugura auditório e homenageia funcionário falecido

  

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, participou nesta sexta-feira (15/12) da inauguração do auditório “Antonio Cortazzo”, na sede do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), localizada na zona sul da capital.

Márcio Elias Rosa parabenizou o instituto pela iniciativa de batizar o novo auditório com o nome do funcionário Antonio Cortazzo, falecido em 2010, após 42 anos de serviços prestados ao IPEM. “Esse espaço cumpre o seu papel ao prestar uma homenagem a alguém que esteve no IPEM na condição de servidor e colaborador”, disse o secretário.

“O patrimônio mais valioso que uma instituição pode ter é o elemento humano. Antonio Cortazzo dignificou o IPEM, e a sua memória há de atuar como exemplo para as novas gerações. Por tudo o que construiu, deixa aqui um legado que fica a partir desse momento eternizado”, afirmou Márcio Elias Rosa.

O auditório, com capacidade para 100 lugares, será utilizado para a realização de seminários, reuniões, palestras e cursos para os servidores de toda a autarquia, vinculada à Secretaria da Justiça.

  

“Esse espaço foi criado para proporcionar instrução, enriquecimento e capacitação profissional”, informou o superintendente do IPEM-SP, Guaracy Fontes Monteiro Filho. “Estabeleceremos um programa para que o servidor que realizar um treinamento, curso ou atividade com recursos desta instituição possa disseminar o conhecimento adquirido para os colegas interessados, utilizando esse auditório”, explicou.

Na mesma cerimônia também foi inaugurada a galeria de ex-superintendentes do IPEM-SP, composta pelos retratos das 15 pessoas que ocuparam o cargo a partir de 1967. O primeiro a ocupar o cargo foi Ivo Alpiste. O último, Clóvis Volpi, no período de fevereiro de 2015 a maio de 2016. O atual superintende do Ipem é Guaracy Fontes Monteiro Filho, no cargo desde junho de 2016.

“Quem não sabe de onde veio dificilmente saberá para onde vai. O pior mal que pode acontecer a uma pessoa é perder a memória, não saber suas origens. Daí a importância desse legado, homens que lideraram equipes e construíram um patrimônio”, salientou o secretário da Justiça na solenidade.

“É uma honra homenagear aqueles que com inteligência, dinamismo e força de trabalho contribuíram para fazer do IPEM-SP a locomotiva da rede brasileira de metrologia”, reforçou Guaracy Monteiro.

Após a cerimônia, o professor e economista José Milton Dallari Soares proferiu palestra no auditório inaugurado abordando o tema “Economia e Ambiente de Negócios”.

Participaram da cerimônia o secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, o chefe de gabinete da Pasta, Leonardo de Moraes Barros e demais autoridades.

 

Homenageado

Para homenagear os funcionários que, com trabalho incansável em defesa dos direitos dos consumidores do Estado, contribuíram na construção da história do instituto, o IPEM-SP promoveu uma consulta interna para que fosse indicado o nome de um colaborador para denominar o auditório.

Antônio Cortazzo foi o escolhido. Trabalhou durante 42 anos no IPEM, onde ingressou em 29 de julho de 1968, como motorista. Foi Supervisor Técnico de Serviço, Diretor Técnico de Serviço, Diretor Técnico Adjunto e Diretor Técnico do então Departamento Técnico de Qualidade Industrial (DTQI), hoje Departamento de Metrologia e Qualidade (DMQA), área que conhecia como poucos e que ajudou a consolidar.

A inteligência aguda, memória proverbial e extrema habilidade em lidar com as pessoas fizeram com que Cortazzo construísse uma carreira de sucesso na Autarquia. Ele faleceu prematuramente aos 61 anos, deixando a esposa, Maria Jacinta, e os filhos Daniel e Rafael que, juntamente com outros familiares, prestigiaram a cerimônia.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

 

Governo do Estado de SP