IMESC lança cartilhas de orientação sobre perícias

   

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, lançou nesta segunda-feira (28/11) as Cartilhas “Orientação sobre Perícias de Investigação de Vínculo Genético” e “Orientação sobre Perícias Clínicas e Psiquiátricas”. O lançamento, realizado na sede do instituto, na Barra Funda, na capital, contou com a presença do secretário de estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa.

O objetivo das cartilhas é oferecer informações didáticas para que as autoridades solicitantes de perícias entendam o funcionamento do trabalho desenvolvido pelo IMESC nas duas áreas, demonstrando quais procedimentos devem ser adotados para viabilizar a coleta.

Na cerimônia de lançamento das publicações, Márcio Elias Rosa ressaltou as profundas inovações a respeito da incapacidade civil das pessoas, decorrentes do novo Código Civil. “A Lei de Inclusão também trouxe novas responsabilidades, o que acaba por exigir do IMESC uma atuação em grau ainda maior.”

O secretário da Justiça também destacou a relevância da cartilha que aborda a “Orientação sobre Perícias Clínicas e Psiquiátricas” e lembrou que “a residência médica na área da psiquiatria feita no IMESC é tida como a melhor do Brasil”.

De 2014 até outubro de 2016, o IMESC já expediu 28.583 laudos em Perícias de Investigação de Vínculo Genético. O Instituto registrou, nesse período, 58.121 solicitações de agendamento de perícia.

“A grande vocação do IMESC é o trabalho cientifico, é a neutralidade do cientista, o desvendamento de técnicas, o emprego de uma nova solução para um velho problema. O nosso compromisso é com a atividade científica e há de ser sempre referência”, disse o secretário ao se referir à importância da cartilha “Orientação sobre Perícias de Investigação de Vínculo Genético”.

O superintendente do IMESC, Sérgio Maranhão, falou da busca constante pela excelência do trabalho do instituto. “Com essas cartilhas nós retomamos a vocação do instituto para a elaboração, a discussão e a difusão da ciência na nossa área de atuação.”

O IMESC é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, desde 1970, quando começou a existir legalmente.

Dentro dessa trajetória, esteve sempre voltado ao atendimento público e à pesquisa científica. É considerado um dos maiores centros de Investigação de paternidade do mundo, reconhecido como o maior laboratório público da área no Brasil. O órgão mantém 14 unidades no interior do Estado, que permitem descentralizar a realização das perícias.

Também estiveram presentes ao evento o secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira; o diretor executivo da Fundação Procon/SP, Paulo Miguel; o chefe de gabinete da Secretaria da Cultura, João Manoel da Costa Neto; o chefe do IML Central da Capital – equipe de perícias, Nelson Brunni; a coordenadora do Centro de Integração da Cidadania, Ilda Nascimento Silva; e a chefe de gabinete do IMESC, Lucimar Russo Vilela, que abriu o encontro com uma exposição sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

Governo do Estado de SP