Governo de SP dá posse a novos membros do Conselho Estadual da Juventude

Nova composição terá 24 representantes do poder público e sociedade civil

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, deu posse aos 24 novos conselheiros e respectivos suplentes do Conselho Estadual da Juventude nesta quarta-feira (17), na capital paulista.

O evento reuniu cerca de 1.300 pessoas, que ocuparam todas as cadeiras e espaços do grande auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes.

“A nossa missão é criar oportunidades para que todos vocês façam a diferença nas vidas de outras pessoas. Por isso é tão importante dar força e peso ao Conselho Estadual da Juventude. Pensar na questão da juventude é pensar em um futuro melhor e com oportunidades para que o jovem de hoje seja o médico, o desembargador, o programador, o desenvolvedor de games, o atleta de amanhã”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Formada por 12 representantes do poder público e outros 12 da sociedade civil, a nova composição do Conselho terá a missão de propor diretrizes para ações governamentais voltadas à promoção de políticas públicas para a juventude no Estado.

“As ações focadas na juventude são compromissos da gestão Tarcísio de Freitas. Com a participação dos novos integrantes do Conselho, grupos de trabalho e apoio dos jovens do nosso Estado, vamos construir políticas públicas para trazer melhorias para educação, mais acesso à lazer e esporte, geração empregos e qualificação profissional, como o programa Jovem Aprendiz Paulista, entre outras importantes para a construção de um futuro melhor para todos”, reforçou o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.

Para o coordenador Estadual de Políticas para a Juventude e novo presidente do Conselho da Juventude, Juliano Borges, a composição do Conselho será “a retomada de um amplo diálogo com os gestores municipais de juventude e representantes da sociedade civil. Vamos regionalizar as discussões para a construção de uma agenda que contemple as principais demandas dos jovens paulistas”, afirmou.

A cerimônia também teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, e do secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, além de outras autoridades estaduais e municipais, parlamentares e centenas de representantes da sociedade civil e comunidade escolar.

Além dos novos membros titulares e suplentes, o Conselho Estadual da Juventude terá grupos de trabalho divididos em 11 eixos temáticos com a participação de diversos especialistas.

Os temas são divididos em aprendizagem e empregabilidade juvenil; saúde: equilíbrio mental, físico e social; família e projeto de vida; empreendedorismo; esporte e lazer; direitos humanos, diversidade, equidade e inclusão; voluntariado e associativismo juvenil; jovem rural, turismo e meio ambiente; tecnologia e inovação; cultura e economia criativa; e cooperativismo.

Outra novidade é a criação de grupos de trabalho das 15 macrorregiões e 63 microrregiões paulistas. Haverá ainda uma equipe institucional composta por gestores locais e conselheiros municipais e regionais.

Governo do Estado de SP