Secretaria da Justiça recebe coordenador do Distrito Sanitário Indígena do Ministério da Saúde

O Distrito atende aos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro com políticas voltadas à saúde de milhares de indígenas

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo recebeu hoje em audiência, o novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul (DSEI), vinculado ao Ministério da Saúde, Ivan Bribis Rodrigues. Ele foi atendido pelo secretário executivo da Pasta, Raul Christiano, e pelo presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPISP) e cacique da Aldeia Renascer (localizada no Litoral Norte paulista), Cristiano Awa Kiririndju.

Esse encontro foi importante para que a secretaria e a futura coordenadoria estadual dos Povos Indígenas, em processo de criação pelo governador Tarcísio de Freitas, possam difundir junto às cinco etnias de São Paulo para conhecer e acessar também as políticas voltadas à saúde de milhares de indígenas do Estado, cerca de oito mil nos territórios e, aproximadamente, 40.000 pessoas no contexto urbano.

Essa é a primeira vez que um indígena vai ocupar a coordenação do DSEI Litoral Sul. Ivan Bribis é Kaingang pertencente à Terra Indígena Apucaraninha, no município de Tamarana, no interior do Paraná, e assumiu o cargo durante evento realizado na Casa de Saúde Indígena de Curitiba, sexta-feira (12/5).

Raul Christiano destacou que a Secretaria está aberta às parcerias que garantam a integridade e a dignidade dos povos indígenas.

Governo do Estado de SP