Fórum Inter-religioso participa de eventos em Matão

O Fórum Inter-religioso Para Uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, representando a Secretaria da Justiça e Cidadania, participou no mês de novembro, de eventos realizados no município de Matão, localizado na Região Central do Estado de São Paulo.

Na no dia 17, a presidente do Comitê Gestor do Fórum Inter-religioso Para Uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença da SJC, Vania Soares, esteve presente na palestra “A Saúde da População Negra”, organizada pela Secretaria de Saúde, com apoio do HSaúde e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Apresentado pela enfermeira Janete Silveira, o bate-papo reuniu profissionais de saúde que se aprofundaram nas doenças que incidem mais na população negra, tratamentos e prevenção.

No mesmo dia, Vania marcou presença em solenidade ocorrida na Câmara Municipal de Matão, que teve como objetivo incentivar a reflexão sobre a Consciência Negra, além de realizar a entrega do “Certificado Padre Batista” a pessoas que se destacaram na luta racial no município. A entrega deste certificado representa um momento de reflexão e aprendizado, destacando a importância da representatividade.

Já, no dia 18, a presidente do Comitê Gestor do Fórum Inter-religioso participou da inauguração de painel com as personalidades negras de Matão, localizado na Praça Pública da cidade.

“Os eventos marcaram o mês da Consciência Negra. Durante os dois dias, expliquei sobre a importância do Fórum Inter-religioso, saúde mental e espiritualidade”, comenta Vania.

Sobre o Fórum Inter-Religioso

Programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, o Fórum Inter-religioso Para Uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença é um espaço democrático de diálogo, instituído por lei, com competência para implementar política de Estado de enfrentamento e combate à intolerância religiosa e promoção da cultura de paz e da liberdade de crença.

O Fórum tem como missão defender, proteger, promover a liberdade religiosa; disseminar a cultura de paz; e combater a intolerância religiosa. O Estado de São Paulo é pioneiro na criação do programa, que vem servindo de modelo para outros municípios e estados.

Governo do Estado de SP