Secretaria da Justiça e Cidadania abre inscrições para 40 vagas de curso gratuito de qualificação profissional a jovens LGBT+

Prazo para se inscrever vai de 20 a 24 de novembro; finalidade é promover a inclusão dos jovens no mercado de trabalho

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS) e do Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social (NURAP), entre os dias 20 e 24 de novembro, abre inscrições para 40 vagas de curso gratuito de qualificação profissional aos jovens LGBT+ em vulnerabilidade social. Para participar é preciso ter entre 16 e 22 anos de idade, e acessar o site da SJC: www.justica.sp.gov.br e abrir o formulário de inscrição (Google forms) pelo QRCODE disponível na home.

O curso gratuito será oferecido em um ônibus-escola, que ficará estacionado no Pátio do Colégio, região central de São Paulo, com início no dia 27 de novembro e término no dia 8 de dezembro. Serão duas turmas: uma de manhã (20 vagas), das 9h às 13h, e outra à tarde (20 vagas), das 13h às 16h. A parceria também conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo.

Segundo Rafael Calumby, coordenador estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, empregar os jovens LGBT+ não apenas é uma prática ética, mas também traz benefícios significativos para as organizações e para a sociedade como um todo. “Ao promover a inclusão de jovens LGBT+ no ambiente de trabalho, as organizações não apenas demonstram responsabilidade social, mas também criam ambientes mais saudáveis e produtivos, impulsionando o sucesso a longo prazo de todos”, destaca Rafael.

Ainda segundo Rafael Calumby, após o curso de qualificação há a intenção de direcioná-los às vagas de emprego nas empresas parceiras. “A inclusão de jovens LGBT+ no local de trabalho promove um ambiente mais diversificado e inclusivo. Essa diversidade de perspectivas pode levar a uma maior inovação e criatividade”, finaliza o coordenador.

Projeto Ultrapassando Horizontes

O curso integra o Projeto Ultrapassando Horizontes do NURAP e utiliza um ônibus-escola adaptado para as necessidades pedagógicos dos alunos. Os encontros serão diários, de até três horas de duração, e contarão com treinamentos para entrevistas, palestras e aulas em formatos lúdicos e dinâmicos, ministradas por equipe técnica especializada.

Serão abordados temas como cidadania, profissão, carreira e mercado de trabalho, além do desenvolvimento de habilidades e competências frente aos desafios da atualidade. A atividade visa sensibilizar as empresas sobre a importância da contratação de pessoas LGBT+ e criar mecanismos para sua permanência e evolução no mercado.

Curso gratuito de qualificação profissional para jovens LGBT+

Inscrições: 20 a 24/11

Realização do curso: 27/11 a 08/12