Estações da CPTM e do Metrô recebem postos do Procon-SP para Semana do Consumidor

Para marcar o Dia Internacional do Consumidor, no dia 15 de março, o Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, disponibilizará postos de atendimento nas estações da CPTM e do Metrô, com o objetivo de dar ainda mais visibilidade e oportunidade para os consumidores conhecerem os seus direitos.

De 11 a 15 de março, das 10h às 14h, os consumidores poderão tirar suas dúvidas e receber orientação qualificada nas estações Tamanduateí e Barra Funda (CPTM) e Sé (Metrô). Especialistas do órgão de defesa irão tirar dúvidas, registrar reclamações, prestar orientação, dar palestras aos fornecedores, e divulgar a lista das empresas que mais tiveram reclamações registradas durante 2023.

Vídeos e Podcast

Vídeos educativos com várias dicas sobre direitos do consumidor, produzidos com base na enquete realizada pelo Procon-SP serão exibidos nas redes sociais proprietárias ao longo da semana. E um podcast, gravado com dirigentes e especialistas, que abordará em 3 episódios os temas: Eventos climáticos e a defesa do consumidor; Inteligência artificial no atendimento ao consumidor e Recuperação judicial de empresas e os Direitos do Consumidor.

Sobre a data

Em 15 de março, data adotada em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), é comemorado o Dia Nacional e Mundial do Consumidor. E no dia 11, também é celebrada a entrada em vigor da Lei Federal n° 8.78/91, o Código de Defesa do Consumidor, um dos instrumentos legais mais avançados até hoje, uma importante ferramenta para a harmonização das relações de consumo e a proteção dos direitos dos consumidores.

Governo do Estado de SP