CPPN participa da I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial em Tupã

As propostas aprovadas serão encaminhadas para a conferência estadual

A Prefeitura de Tupã, em parceria com a Secretaria estadual da Justiça e Cidadania (SJC), Ministério da Igualdade Racial (MIR), e Conselho Municipal de Políticas da Igualdade Racial (COMPIR), realizou a I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial (COREPIR), na quinta-feira, 28 de março, no auditório da Faculdade da Alta Paulista (FADAP).

O evento contou com a presença do coordenador de Políticas para a População Negra da SJC, Robson Ferreira, que fez um breve relato das atividades realizadas pela CPPN, ressaltou a importância da criação de Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial, e destacou a importância dos gestores e sociedade civil debaterem a pauta racial. “A população está aqui, em cada município, e temos que ouvir atentamente suas demandas. As propostas aprovadas serão levadas para a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que servirá de referência para tornarmos o Estado de São Paulo cada vez mais inclusivo” enfatizou Robson Ferreira.

A secretária de gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, proferiu a palestra “o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR): Política Pública com Participação e Controle Social”.

Na solenidade de abertura, participaram ainda o prefeito de Tupã, Caio Aoqui; a diretora de Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro da Fundação Palmares, Flávia de Jesus Costa, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim; e demais autoridades.

De acordo com o organizador do evento e presidente da ONG Umont, André Prado, as expectativas foram superadas, e agradeceu a presença e apoio dos representantes de 15 municípios (Adamantina, Bastos, Cravinhos, Dracena, Francisco Morato, Luiziânia, Marília, Martinópolis, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Parapuã, Pompéia, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São Paulo e Tupã

Após os pronunciamentos, os participantes foram divididos em grupos para debater os temas:  enfrentamento do racismo e de outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural; II – enfrentamento de todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios; III – enfrentamento da intolerância religiosa; IV – desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades.   Além disso, foram escolhidos os delegados que participarão da conferência estadual.

Ao final da conferência, o vereador Paulo Cesar Soares, conhecido como Paulo da Farmácia, homenageou o coordenador de Políticas para a População Negra, Robson Ferreira, com uma moção honrosa, pelo trabalho realizado pela CPPN no combate ao racismo.