Coordenação de Políticas para a Mulher anuncia unidade da Casa da Mulher em Araraquara

Anúncio foi realizado na abertura da programação do Mês da Mulher na cidade

A Coordenadora de Políticas para a Mulher da Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC), Edna Martins, anunciou a instalação de uma Casa da Mulher em Araraquara durante a abertura da programação do Mês da Mulher na última terça-feira, 8 de março, no Centro de Referência Mulher.

A coordenadora enfatizou o trabalho que está desenvolvendo na Coordenadoria estadual. “No Governo do Estado construímos, no último ano, um conjunto de políticas públicas que vão constituir um Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, em diálogo com as regiões e os municípios, como é o caso da Casa da Mulher que estamos trazendo aqui para Araraquara. Neste momento serão 43 unidades no estado de São Paulo e já temos 17 estruturas de centros de atendimento à mulher na região metropolitana”.

Durante evento ressaltou a importância do Centro de Referência ter feito uma linha do tempo da história da luta das mulheres em Araraquara onde o Cedro Mulher – instituição não governamental – ocupa um lugar como primeira instituição feminista de Araraquara e região. A prefeitura também foi parabenizada pela inauguração de uma biblioteca no Centro de Referência da Mulher que recebe o acervo da professora da Unesp, Lucila Scavone.

Citando a ampliação das delegacias 24 horas, a criação do SOS Mulher, a DDM On-Line e a adoção de tornozeleira eletrônica no caso do enfrentamento à violência, a coordenadora destacou a importância das políticas destinadas às mulheres implantadas pelo governador João Doria. Também lembrou da ampliação feita pelo governador das escolas de tempo integral, política fundamental para as mulheres chefes de família. Além disso, os programas Empreenda Mulher, Próspera Mulher, Todas In Rede que promovem capacitação e financiamento para a inserção das mulheres no mercado de trabalho ou para o empreendedorismo.

O evento contou com a participação do prefeito de Araraquara, Edinho Silva, vereadoras da Câmara Municipal, e da coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Alessandra Dadona. Ao final, Edna Martins pediu uma salva de palmas às mulheres guerreiras que sempre lutaram para garantir o direito a ter direitos.

Casa da Mulher

Intitulado Casa da Mulher, o programa do Governo de São Paulo disponibilizará, em parceria com os municípios de SP, unidades regionais para o desenvolvimento de políticas públicas destinadas à mulher. O investimento será de cerca de R$ 14,5 milhões para a construção dos espaços e infraestrutura dos locais.

Respeito à diversidade e proteção às minorias, atenção a integridade física, psicológica e sociocultural da mulher, diminuição da desigualdade socioeconômica e a garantia de acesso aos serviços de acolhimento e atendimento e programas do Governo do Estado são alguns dos pilares do novo programa estadual.

O programa está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em parceria com as pastas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Justiça e Cidadania, Segurança Pública, Direitos da Pessoa com Deficiência e Saúde. Ele terá uma gestão integrada com a participação de Estado, municípios e sociedade civil, com descentralização dos serviços para o âmbito regional. As unidades oferecerão serviços descentralizados de acolhimento e atendimento ao público feminino, com foco especialmente em Saúde, Cidadania e Empreendedorismo, além de combate à discriminação e à violência.