Coordenação da Mulher participou de Oficina sobre assédio no transporte público

A Coordenação de Políticas para a Mulher participou no sábado (25) de Oficina promovida pelo Banco Mundial sobre Assédio no transporte público (SPTrans e CPTM) realizada virtualmente por meio da plataforma Zoom.

A coordenadora de Política para as Mulheres, Edna Martins prestigiou o encontro que teve como objetivo pensar em medidas necessárias para proteção das mulheres, trabalhar de forma conjunta e reunir insumos para o desenho de um projeto-piloto que visará a unificação de canais e protocolos de denúncia de abuso sexual no transporte público.

A instituição realizou pesquisa que apontou que as vítimas têm encontrado solidariedade em outras mulheres no transporte público, mas, ainda assim, o problema persiste apesar das campanhas.

Durante o bate-papo concluiu-se que em geral as mulheres relatam ter a fala desqualificada na hora da denúncia e, não raro, são assediadas novamente. A impunidade é um dos grandes argumentos para a não denúncia.

Algumas medidas foram pensadas como conscientização dos homens, acolhimento psicológico, melhora do índice de punição dos casos e campanhas permanentes.

A oficina faz parte do projeto “Transporte para Todas, Gênero e Raça na mobilidade urbana”.

Participaram representantes do Banco Mundial (Beatriz Moura dos Santos), do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades.

 

A Coordenação

A Coordenação de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo visa a promover a igualdade entre homens e mulheres por meio da elaboração de políticas públicas e da educação em direitos humanos relacionadas ao tema do gênero. Tem por finalidade fomentar a implementação de políticas públicas que visem à equidade de gênero, a eliminação de qualquer forma de discriminação e de violência contra a mulher, assegurando a plenitude de seus direitos, sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Assim, a Coordenação de Políticas para a Mulher trabalha para garantir que as diferentes esferas de Poder articulem e coordenem suas ações e políticas, fortalecendo e dignificando a cidadania das mulheres, realçando a importância de se respeitar o gênero, a etnia, a orientação sexual e religiosa, reforçando os laços entre os cidadãos e o Governo para a construção de uma sociedade mais justa, mais solidária, mais fraterna e mais humana. Também promove a integração entre o poder público e a sociedade civil, fazendo com que haja a participação efetiva dos cidadãos para a concretização dessas políticas públicas.

 

 

 

Governo do Estado de SP