Cidadania Presente faz 2,5 mil atendimentos à população de Ribeirão Preto e região

Programa da Secretaria da Justiça e Cidadania levou conjunto de serviços gratuitos à população da região, em três dias de atendimento

A terceira edição do Cidadania Presente!, realizada em Ribeirão Preto, prestou mais de 2,5 mil atendimentos à população da cidade entre os dias 24 e 26 deste mês. A iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo (SJC), que contou com uma estrutura na Praça XV de Novembro, contou com apoio da Prefeitura da cidade.

O atendimento à população abrangeu ações e orientações gratuitas da SJC e dos órgãos vinculados à pasta: Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São (Ipem-SP), Fundação CASA e Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). ”O objetivo é facilitar o acesso da população ao conjunto de programas e ações da Secretaria da Justiça e Cidadania e das nossas entidades vinculadas”, explica o titular da pasta, Fábio Prieto, que acompanhou as atividades em Ribeirão Preto.

O ônibus do Cidadania Itinerante fez 1.507 atendimentos entre orientações, 2ª via de documentos (RG, CPF, CNH e certidões), consulta Serasa, 2ª via de contas, certidão eleitoral (TSE), currículos. A equipe da unidade também recebeu denúncias sobre violações de direitos, como discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual ou identidade de gênero, HIV/AIDS e intolerância religiosa.

A equipe do IPEM prestou 432 atendimentos e orientações sobre a importância da medição e avaliação da qualidade dos produtos e serviços. Já o Procon móvel fez 137 orientações aos consumidores sobre seus direitos nas relações de consumo, e o IMESC atendeu 89 pessoas no evento, com inscrições para o programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”, que faz perícias e emite o laudo detalhado para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Além destes órgãos da Secretaria da Justiça e Cidadania, a prefeitura de Ribeirão Preto participou com o balcão municipal do emprego, além de oferecer orientações sobre Cadúnico, com 405 atendimentos realizado.