CIC presta 6.730 atendimentos em ação destinada a moradores em situação de rua

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), prestou 6.730 atendimentos para moradores em situação de rua durante a ação ‘Juntos por Todos’, realizada nesta quinta-feira (9) no Pátio do Colégio, no Centro da capital.

Promovido em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, o evento teve como objetivo atender à população em situação de rua, oferecendo gratuitamente serviços estaduais, municipais e de organizações não-governamentais.

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, percorreram as mais de 30 tendas montadas para atender aos cidadãos. “As pessoas em situação de rua precisam da ajuda das associações, dos empresários e órgãos públicos. Viemos para promover mais um ato de cidadania e respeito a essas pessoas que pedem auxílio e trabalho para retomar suas vidas”, afirmou o secretário.

No Polo de Cidadania, foram efetuadas 177 solicitações de segunda via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; 90 consultas e regularização de benefícios do Cad Único; 81 cadastros de emprego; 45 atendimentos jurídicos; 30 orientações para egressos do sistema penitenciário; e 21 orientações do POPRua, com serviços da rede socioassistencial.

Cleiton, João, Ailton, Expedito e Cláudio aguardaram pelo atendimento do Cate unidos pela esperança de recolocação no mercado de trabalho. “Estou confiante. Moro com minha família em Guarulhos. Ouvi sobre esse evento e vim porque achei que me ajudaria. Estou há três meses sem trabalho e, se não conseguir algo logo, terei de morar nas ruas”, contou Ailton.
Ainda no Polo de Cidadania, a população teve acesso a serviços on-line (atestado de antecedentes, 2ª via de contas, 2ª via de CPF, dentre outros) e orientação sobre pobreza menstrual com a doação 1.000 kits com absorventes.

No Polo de Saúde, foram oferecidos também exames de diabetes (160), HIV, sífilis, hepatite B e C (290); aferição de pressão arterial (160) e orientação sobre saúde bucal (200), com distribuição de kits contendo produtos de higiene para todos os usuários.

Francisco, de 63 anos, aproveitou para tirar dúvidas a respeito de alguns sintomas e, após a aferição de pressão e do teste de glicemia, foi informado da taxa elevada. “Minha pressão está boa, mas a glicemia bem alta. Preciso me cuidar para não sofrer com a diabetes”, afirmou.

Também em estrutura montada no Pátio do Colégio, cerca de 100 pessoas puderam tomar banho nas cabines instaladas e receberam roupas. No Polo Cultura e Beleza, foi desenvolvida uma ação lúdica para crianças e oficina musical, além de corte de cabelo (70); serviço de esmaltação (15) e maquiagem (30).

Elenice é moradora de um abrigo e se encantou com a possibilidade de se maquiar. “Fiquei tão feliz, acho que estou bonita, tão bom ser cuidada”, frisou, ao relatar que ganhou escovas de dente. “Já fico pensando em como será gostoso escovar meus dentes”, celebrou, e seguiu para a tenda do Cate, onde se candidatou a vagas de emprego.

Também foram oferecidos acesso a programas da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo; orientação sobre álcool e drogas; cadastro no programa Trabalho Inclusivo; orientação sobre Carteira Reservista e orientação acerca de emissão de RG.

Participaram do evento a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, além de outras autoridades estaduais e municipais.
A ação Juntos por Todos contou com a parceria da Fambras (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil); da Igreja São José de Anchieta; das Secretaria da Administração Penitenciária, Desenvolvimento Social, Pessoa com Deficiência e Saúde; Prefeitura de São Paulo; Associação Comercial, Recomeçar -Gerando Falcões; Cruz Vermelha; Rede Social do Centro; Banho de Amor; CRATOD (Centro de Referência Álcool, tabacos e outras Drogas) e SEFRAS – Serviço Franciscano de Solidariedade.

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias e a educação para cidadania e direitos humanos.

O CIC possui 18 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Jundiaí, Laranjal Paulista, Cajamar e Juquiá. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.