CIC Guarulhos inaugura novos serviços para a população

Posto do Sebrae Aqui e núcleo para a terceira idade passam a compor os serviços disponíveis na unidade

Na manhã desta sexta-feira (16/02), a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), o Sebrae-SP e a Prefeitura de Guarulhos inauguraram os espaços dos novos serviços do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Guarulhos. A partir de hoje, o posto do Sebrae Aqui – Pimentas e o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) Marcos Freire passam a integrar a lista dos serviços oferecidos diariamente nesta unidade do CIC, localizada no bairro dos Pimentas.

Para o prefeito de Guarulhos, Guti Costa, o brasileiro é um povo empreendedor e sonhador, mas que muitas vezes deixa o sonho do negócio próprio de lado por falta de orientação. “Guarulhos tem cerca de 130 mil MEIs (microempreendedores individuais), então essa parceria é importantíssima para que o cidadão possa cada vez mais empreender e gerar renda”, afirmou Guti, que também destacou a importância do NCI e informou que até o final de 2024 o município de Guarulhos vai inaugurar mais três unidades.

O secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, enfatizou a importância de parcerias como as duas celebradas nesta data. “O CIC é um equipamento extremamente importante, pois fornece à população carente o acesso a diversos serviços públicos. E são essas parcerias que fortalecem e contribuem com essa missão”.

Além desses novos serviços, o CIC Guarulhos conta com atendimentos para a solicitação de 2.ª via de certidões (nascimento, casamento e óbito), 1.ª e 2.ª via de RG, atendimento jurídico (Defensoria Pública Estadual), capacitações e cursos profissionalizantes, atestado de antecedentes criminais (Totem do Poupatempo), palestras, atividades de lazer e bem-estar, além dos serviços do Procon, CRAS, Fácil, CREAS, EDP Brasil, CIET, entre outros.

“A inauguração desses serviços é muito significativa, pois o NCI vai atender e elevar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade que ficam ociosas em casa. E, com esse posto do Sebrae, a comunidade do Pimentas terá todo o apoio e orientação para o surgimento de novos empreendedores e para auxiliar aqueles que já possuem a sua atividade ou comércio”, ressaltou a diretora do CIC Guarulhos, Rosana de Andrade.

Participaram do evento o superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, a coordenadora estadual do CIC, Tatiana Rached, o vice-prefeito de Guarulhos, professor Jesus, vereadores, secretários do município, funcionários e a população local.

Confira abaixo as informações sobre os novos serviços:

Sebrae Aqui – Pimentas
– Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
– Serviços: informações e atendimentos gerais sobre Microempreendedor Individual (MEI), como abertura, alteração/atualização, baixa, débitos, declaração anual, inscrição municipal, parcelamento, nota fiscal (passo a passo), etc.

Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) Marcos Freire
– Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
– Atividades: dança sênior; confecção de bonecos; fotografia digital; artesanato; Estimulação Cognitiva e Motora (ECM) com educador físico; oficinas de memórias; aulas de canto e instrumentos; inclusão digital; dança circular; e rodas de conversas.