Ipem-SP lança programa para promover a Infraestrutura da Qualidade no estado

Programa Saber Ipem tem como finalidade convidar instituições a se unirem ao instituto, em parceria, para promover e transformar a busca pela Qualidade no estado de São Paulo

 

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, e recém reconhecido como ICT Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação, lançou o Programa Saber Ipem, na quarta-feira, 10 de abril, no auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na Secretaria da Justiça e Cidadania, centro da capital, com a presença do secretário, Fábio Prieto, e demais autoridades. 

“O Programa Saber Ipem é uma iniciativa que convida instituições a se unirem ao Ipem-SP, em parceria, para promover e revolucionar a busca pela Qualidade no Estado de São Paulo, buscando disseminar a importância da Infraestrutura da Qualidade (IQ) e conscientizar sobre os produtos que consumimos diariamente, partindo da premissa que Qualidade é um direito de todos e para todos”, explica o superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior. 

O secretário da Justiça e Cidadania do governo de SP, Fábio Prieto, enfatizou que “o Ipem-SP tem um papel importante ao difundir na rede de ensino, aos empresários, e à indústria esse projeto, o Saber Ipem, que deverá auxiliar nas grandes questões do mundo referente à Qualidade, por meio do conhecimento da sua equipe”. 

Para o secretário municipal de Justiça, Fernando José da Costa, “essa iniciativa do Ipem-SP, o Saber Ipem, é uma iniciativa de grande relevância para o estado de São Paulo, fruto de uma parceria inovadora entre diversas instituições e vida fazer com que a Qualidade seja aperfeiçoada”. 

O presidente do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de SP), Joseph Couri, integrante da composição da mesa do evento, foi direto ao citar a importância do lançamento do Programa Saber Ipem: “Hoje, na nossa avaliação, é um marco histórico para o estado”. 

Na ocasião, houve a assinatura da portaria Ipem-SP 57/2024 instituindo o Programa Saber Ipem. A portaria foi publicada no Diário Oficial de São Paulo nesta quinta-feira, 11 de abril. Acesse https://doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-da-justica-e-cidadania/portaria-ipem-sp-n-057-2024-202404101129102215232213

 

As parcerias abrangerão projetos e ações direcionados para cidadãos, comércio, indústria, instituições de ensino e servidores públicos, sendo orientados a partir de três linhas de atuações: 

1 – Resgatando e Criando Memórias: Ampliar o conhecimento a respeito dos serviços prestados pelo Ipem-SP, fortalecendo a imagem da instituição junto à sociedade. Por meio da preservação da memória institucional, realizar a conexão entre passado, presente e futuro por meio de eventos e atividades que destaquem a importância histórica e cultural do Ipem-SP. 

2 – Conectando Saberes: Potencializar a comunicação para disseminar informações, utilizando o desenvolvimento de estratégias de comunicação claras e acessíveis, com a criação de canais informativos diversificados, e utilização de linguagem adequada aos diferentes públicos.

3 – Ampliando Conhecimento: Visa proporcionar orientação, capacitação e formação relacionadas à IQ. Através de projetos educativos, cursos e atividades formativas, busca-se disseminar conhecimentos essenciais à sociedade e setor produtivo.

 

Ipem-SP   

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo. A instituição promove a Infraestrutura da Qualidade fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.

Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.

A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços.  Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br, e nossa página www.ipem.sp.gov.br  

Governo do Estado de SP