Imesc conclui laudos periciais dos alunos feridos no ataque à escola de Suzano

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, entregou nesta quinta-feira (25) à Defensoria Pública do Estado os laudos das perícias realizadas pelo órgão no 11 adolescentes feridos no ataque à Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano. O trabalho foi realizado por meio do convênio firmando entre as duas instituições. A entrega dos laudos aconteceu durante reunião na Secretaria de Saúde de Suzano.

 “Os especialistas apresentaram uma conclusão conjunta, ou seja, ela é multidisciplinar no sentido de avaliar os danos físico, psicológico e social dos estudantes”, afirmou o superintendente do Imesc, João Gandini. Caso a Defensoria Pública entenda que os 11 adolescentes precisam passar por novas avaliações psicológicas ou psiquiátricas, os profissionais do Imesc estarão disponíveis para atendê-los.

Devido à urgência do caso, o Imesc concluiu os laudos em apenas 15 dias, um tempo recorde, considerando-se o volume diário de trabalho do órgão, que realiza perícias de medicina legal e de reconhecimento de vínculo genético em todo o estado.

No dia 11 de abril, a equipe de peritos em avaliação do dano pós-traumático do Imesc se deslocou até Suzano para atender os adolescentes na UBS Prefeito Alberto Nunes Martins CS 2. O trabalho foi realizado por 11 profissionais, entre médicos, psicólogo e assistente social.

“Com a expertise do seu corpo técnico, o Imesc desempenha um importante papel social para elaborar relatórios que reflitam de forma mais adequada as situações verificadas para que possa formar a convicção que mais se aproxime do conceito jurídico da verdade real. É fundamental que o dano seja identificado, descrito e valorado de acordo com rigoroso método científico”, explicou o diretor do Departamento de Estudos e Perícias do Imesc, Lucas Pedroso Fernandes Ferreira Leal, que coordenou a equipe de peritos.

Os laudos foram entregues à Defensoria Pública. “Foi muito significativo que os estudantes lesionados se prontificaram a passar pela perícia do Imesc. A documentação a ser entregue às famílias será útil para vários momentos das vidas dos adolescentes, seja para tratamentos médicos, medidas administrativas ou judiciais”, explicou a subdefensora pública-geral do Estado, Juliana Garcia Belloque.

Também esteve presente ao encontro o secretário Municipal de Saúde, Luís Cláudio Rocha Guillaumon.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP