Técnicos do CRAVI participam de capacitação sobre assistência a vítimas de emergências e desastres

 

Nesta quarta-feira (24) o Centro de Referência e Apoio à Vítima – CRAVI – da Secretaria da Justiça e Cidadania, realizará a capacitação das equipes das suas seis unidades para a assistência a vítimas de emergências e desastres.  

O CRAVI, que teve papel fundamental no apoio às vítimas do massacre na Escola Estadual Raul Brasil em Suzano, nos desabamentos ocorridos na baixada santista em março de 2020, e no trágico acidente rodoviário ocorrido na cidade paulista de Taguaí, elaborou um protocolo de ações em emergências e desastres, contendo uma metodologia completa e inovadora para o atendimento às vítimas e familiares de emergências e desastres. 

A metodologia de trabalho do Protocolo consiste em quatro etapas: convocação, planejamento, acolhimento e atendimento/encaminhamento.  

No início são realizados contatos com representantes da Defesa Civil e do Instituto Médico Legal (IML) para dimensionar a abrangência das ações e o local onde a equipe realizará seu trabalho. Na sequência, os técnicos do CRAVI prepararão o material que será utilizado na assistência às vítimas. O último passo é o contato com as vítimas para oferecer apoio e atendimento psicológico, e dependendo do caso, encaminhá-las para a rede municipal de saúde e assistência.

O protocolo também conta com uma metodologia de atuação em emergências e desastres voltada especialmente para a assistência a escolas, que envolve a realização de atendimento psicossocial para toda a comunidade escolar. 

Desde 1998, ano de inauguração do programa, o CRAVI já participou de 8 ações em emergências que resultaram na realização de mais de 700 atendimentos. Apenas na escola Raul Brasil, foram mais de 500 atendimentos. 

 

Governo do Estado de SP