SJC participa do 1º Fórum Regional de Direitos Humanos em Jundiaí

Secretário Fábio Prieto fez a palestra de abertura

Municípios da região metropolitana de Jundiaí e Itatiba, em parceria com a Coordenadoria Geral de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e Cidadania, realizaram nesta quinta-feira (26/10) o 1º Fórum Regional de Direitos Humanos, no Centro Universitário UniAnchieta, em Jundiaí.

Os objetivos do evento foram a promoção dos direitos humanos, considerando o seu papel transformador na sociedade, e a busca pela incorporação desses princípios no desenvolvimento de políticas públicas.

O encontro reuniu representantes de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreúva, Itupeva, Jarinu, Louveira, além da cidade-sede e Itatiba para discutir Sustentabilidade, Dignidade Humana, Meio Ambiente, Diversidade, Educação, Políticas Públicas e Cidadania, Vida e Liberdade, Segurança e Sociedade, e Intergeracionalidade.

Cada município abordou um tema e o secretário da SJC, Fábio Prieto, fez a palestra de abertura “A aplicação dos Direitos Humanos nas políticas públicas e o papel da sociedade civil’. “Para mim é uma alegria estar em Jundiaí, que conheço muito bem, para participar deste Fórum e abordar um conteúdo tão poderoso e abrangente”, informou.

“Acredito em direitos humanos e cidadania emancipatória para todos. Nesse sentido, nosso Governo tem uma atuação intensa com redes de apoio, foco em direitos sociais e econômicos, saneamento básico, mobilidade urbana e gastos públicos justos. Não é possível que um ser humano viva, nos dias de hoje, sem oportunidades”, completou.

Prieto também falou sobre o trabalho da Secretaria em prol das comunidades indígenas e quilombolas, lembrando que em breve dará posse ao primeiro coordenador de Políticas Indígenas de São Paulo.

Ao final da palestra, o secretário percorreu a área “Sabores e Saberes”, montada para apresentar produtos e alimentos típicos da região, e prestigiou o trabalho de grafiteiros que expuseram seus trabalhos no local.

Na parte da tarde, a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da SJC participou do grupo de trabalho que tratou dos assuntos ligados à população LGBT+, considerando sua participação na vida política, econômica, social e os desafios voltados ao exercício da cidadania. Na carta de resolução, entregue ao final dos trabalhos, o coordenador Rafael Calumby solicitou a criação de Conselhos Municipais de Direitos da População LGBT+ nas cidades participantes do Fórum.

Pela SJC, também participaram do evento o secretário-executivo, Raul Christiano, e a coordenadora geral de Direitos Humanos, Maísa Costa, encarregada pela aproximação entre a Secretaria e a Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, que está vinculada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) de Jundiaí, responsável pela iniciativa.