SJC dá posse aos novos conselheiros do COPANE para o biênio 2024-2026

Evento foi realizado no Auditório “Espaço da Cidadania” André Franco Montoro, na capital

Nesta terça-feira (6), a nova gestão do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina (COPANE), da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), foi empossada para o mandato do biênio 2024-2026. Após a cerimônia de posse, no auditório “Espaço da Cidadania” André Franco Montoro foi realizada a 1ª Reunião Ordinária do Colegiado, que elegeu como presidente Benedito André Costa e Rubens Fernandes Bernardino, como secretário.

“O COPANE é uma ferramenta fundamental para a promoção dos direitos da comunidade nordestina aqui no Estado de São Paulo. Sabemos que, em muitos casos, há dificuldades para as pessoas encontrarem o seu espaço, mas podemos alcançar uma ascensão com solidariedade e valores que auxiliem a comunidade, além de nos auxiliarem a desenvolver políticas públicas mais eficientes. Dessa forma, a retomada deste conselho é relevante para todos”, declarou Fábio Prieto.

Entre os novos conselheiros, foram empossados no âmbito governamental, pela Casa Civil, Daniela Moura Nascimento assumiu como conselheira titular e Anna Luiza Ávila Alonso como conselheira suplente. Pela Secretaria da Cultura, Efren Eduardo Colombani foi empossado como conselheiro titular. Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renahan Martins Gil assumiu como conselheiro titular. Pela Defensoria Pública, Danilo Martins Ortega foi empossado como conselheiro titular. Na Secretaria da Educação, Têonia de Abreu Ferreira assumiu como conselheira titular. Pela Secretaria de Justiça, Vera Lúcia Bagnolesi foi empossada como conselheira titular e Rosânia Andrade Souza como conselheira suplente.

Representando a sociedade civil, foram empossados Benedito André Costa, Gildo Andrade, Luciano César dos Santos, Rubens Fernandes Bernardino e Selma Regina da Silva Araújo como conselheiros titulares, e Atevaldo Vieira Leitão, Edvaldo Ranzani Carlos e Solange da Silva Oliveira como conselheiros suplentes.

Sobre o COPANE

O Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina de São Paulo (COPANE) foi criado para apoiar nordestinos que enfrentavam discriminação, reunindo conterrâneos do norte e nordeste.

Instituído pela Lei Estadual nº 12.061 de 26 de setembro de 2005 e pelo Decreto nº 50.587 de 13 de março de 2006, o COPANE promove a conscientização, informação e valorização da cultura nordestina.

Assim, atua como intermediário entre o poder público e a sociedade civil, desenvolvendo estudos sobre a comunidade nordestina e propondo medidas para defender seus direitos e eliminar a discriminação. Suas atribuições incluem formar diretrizes e promover atividades para a defesa dos direitos da Comunidade Nordestina e sua plena inserção socioeconômica e político-cultural.