Shopping Light e Secretaria da Justiça e Cidadania promovem campanha de doação de sangue

Parceria com a Fundação Pró-Sangue busca combater a falta de doadores.

 

Em meio ao cenário crítico da pandemia, São Paulo sofre com a falta de doadores de sangue. Pensando nesta realidade atualmente, o Shopping Light, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, e a Fundação Pró-Sangue promovem campanha de doação de sangue entre os dias 26 de maio a 14 de junho.

Para doar, basta ir até o posto de coleta, localizado no piso intermediário do shopping, com um documento oficial com foto. Não é necessário agendamento prévio. O atendimento acontece das 8h30 às 11h30h. O local funciona com todos os protocolos sanitários. Além do sangue, os participantes poderão doar alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para a população LGBT em situação de vulnerabilidade.

O número de doadores caiu muito desde o início da pandemia e a boa ação dos clientes do Shopping Light ajudará a salvar muitas vidas. Inúmeros transplantes, por exemplo, são procedimentos que consomem sangue e não podem ser adiados. Há ainda casos de pacientes crônicos que precisam receber transfusão para se manterem vivos.

Confira os requisitos básicos para doação no site http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html.

O cumprimento dessas normas oferece segurança e proteção ao receptor e ao doador.

Um dos objetivos da ação solidária é criar a cultura da doação de sangue por gays e homens transexuais, em razão da recente decisão do Superior Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucionais dispositivos de normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que excluíam do rol de habilitados para doação de sangue os “homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes nos 12 meses antecedentes.

 “A iniciativa também contribuirá com os estoques de sangue da Fundação Pro Sangue, que desde o início da pandemia, registrou uma relevante queda no número de doadores”, destacou o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.

A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e Cidadania promove, elabora, coordena, desenvolve e acompanha programas, projetos e atividades visando a efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da pessoa humana da população LGBTQIA+, independentemente da orientação sexual e da identidade de gênero.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ela está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

O Shopping Light participa dessa iniciativa tão necessária e acredita no gesto de solidariedade dos seus consumidores. Um ato voluntário de amor ao próximo. Em muitos casos, a transfusão é a única esperança nos hospitais.

Sobre o Shopping Light

O Shopping Light está no coração de São Paulo, localizado no histórico e charmoso prédio Alexandre Mackenzie, que fica em uma das esquinas mais movimentadas da cidade, o Viaduto do Chá com a Xavier de Toledo.

O edifício que é hoje tombado pelo Patrimônio Histórico foi construído em 1929, e era a sede da empresa de Energia Light. Foi transformado em Shopping Center no ano de 1999 após passar por uma cautelosa reforma e restauração, sendo hoje o maior e mais completo centro de compras, serviços e lazer do centro de São Paulo.

O Shopping Light possui um atraente mix de lojas, serviços e uma completa praça de alimentação com diversas opções de fast-food e restaurantes, além de oferecer 250 vagas de estacionamento bem próximo do Metrô Anhangabaú e Terminal Bandeira, com total conforto para as compras e lazer.

Governo do Estado de SP