Secretário da Justiça visita sede do Procon e participa de reunião com diretores da instituição

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, foi recepcionado nesta terça-feira (13) pelo diretor executivo do Procon, Fernando Capez, durante visita a sede da instituição localizada na Rua Barra Funda, 930, zona Oeste da capital.

Fernando José da Costa participou de reunião com membros da diretoria da Fundação que apresentaram os números das ações desenvolvidas em 2020 e os projetos que já estão em andamento para conclusão nos próximos meses.

Entre as metas estão um Procon 100% sem papel e sem burocracia, com avanços no atendimento digital do consumidor e reformulação da plataforma de atendimento.

“Queremos que o cidadão consiga resolver os seus problemas sem sair de casa, com agilidade e diminuição de custos”, afirmou Capez, ao exemplificar que, dessa maneira é possível solucionar 80% das reclamações e encaminhar os 20% restantes para a mediação online.

Além do Procon totalmente digitalizado em todas as instâncias, o projeto de uma nova sede segue em tratativas e, ainda, a terceirização do trabalho que deve permitir a ampliação do atendimento para Delegacias de Polícia, Metrô, CPTM, Procon Municipais, inclusive em unidades do Centro de Integração da Cidadania, programa da Pasta que atua em regiões de vulnerabilidade social.

Ao término das explanações, o secretário da Justiça e Cidadania salientou que vem acompanhando o trabalho desenvolvido pela vinculada.  “O mundo mudou e se o setor público não mudar, não digitalizar e modernizar, ele ficará para trás”, atentou. “A digitalização dá mais agilidade, celeridade e eficácia ao processo e decisões, respeitando as garantias de ambas as partes e evitando as prescrições”, pontuou. “O Procon defende os interesses do consumidor, que muitas vezes não conhece a legislação que o protege; e também defende o fornecedor: é uma defesa do comércio como um todo”, concluiu ao parabenizar o trabalho desenvolvido pela equipe.

Participaram da reunião o chefe de gabinete, Guilherme Farid Mischi Bou Chebl; a assessora chefe, Fabia Puglisi; o diretor adjunto de Administração e Finanças, Leonidas Dias da Silva Baier; o diretor adjunto de Fiscalização, Carlos César Marera; o diretor de Relações Institucionais, João Silvestre Bôrro; o diretor adjunto de Estudos e Pesquisas, Marcus Vinicius Comenale Pujol; a diretora adjunta de Programas Especiais, Maria Cristina Favoretto; o diretor adjunto de Atendimento e Orientação ao Consumidor, Rodrigo Tritapepe; a assessora de Tecnologia da Informação e Comunicação, Mara Joana Figueiroa Bennati; a assessora de Ação Regional, Juliana Lopes Cintra de Barros; o assessor de Controle de Processos, Nilton Vieira Miranda; a assessora de Comunicação Social, Giovana Carla da Cunha; e respondendo interinamente pela Diretoria de Administração e Finanças, Carlos Coscarelli.

Governo do Estado de SP