Secretário da Justiça visita o Instituto de Pesos e Medidas

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, visitou nesta sexta-feira (29) a sede do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e que atua no estado de São Paulo por delegação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Acompanhado do superintendente do IPEM, Ricardo Gambaroni, o secretário conheceu as instalações do Instituto, em especial o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologia Antifraudes, o único no País deste gênero, e onde são realizadas perícias dos mais sofisticados componentes eletrônicos instados em bombas de combustível para a prática de fraude volumétrica, na qual o posto abastece no veículo quantidade menor de combustível do que o consumidor está efetivamente pagando.

O superintendente do IPEM explicou que o material coletado pelas equipes de fiscalização é analisado no laboratório e são emitidos laudos direcionados à Secretaria da Fazenda para cassação do cadastro no ICMS e também para o Ministério Público.

Secretário da Justiça ouve explanação sobre fraude em bombas de combustível

Além de bombas de combustíveis, alvo permanente da Operação Olhos de Lince, o IPEM fiscaliza 600 tipos de produtos, produtos cuja certificação é compulsória pelo Inmetro (brinquedos, capacetes, preservativos, extintores, lâmpadas etc), além de instrumentos de medir, como taxímetros, radares, tacógrafos, etilômetros (bafômetros), radares, termômetros clínicos, medidores de pressão arterial, balanças rodoviárias e balanças industriais, bem como caminhões-tanques e produtos cuja quantidade é determinada sem a presença do consumidor (pré-medidos).

O IPEM atua em todo o estado de São Paulo, por meio de 18 regionais.

“Nós sabemos da tradição do IPEM, que é um órgão importante vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania e cujo trabalho produz sempre bons resultados, principalmente em favor do consumidor”, destacou Paulo Dimas Mascaretti ao final da visita. “É um instituto que temos de prestigiar, modernizando as estruturas, mantendo o quadro de servidores qualificado e motivado, funcionando com base em um bom planejamento estratégico para que vençamos o desafio de oferecer à sociedade um serviço eficiente, moderno e com otimização de recursos”, completou.

Paulo Dimas reúne-se com superintendente e diretores do IPEM

Na visita, o secretário conversou com todos os diretores de Departamento do IPEM, Alexandre Sobral ( Avaliação e Certificação); Oswaldo Alves Ferreira Junior (Metrologia e Qualidade);  Antonio Lourenço Pancieri (Metrologia Científica e Industrial), João Carlos Barbosa de Lima (Metrologia Legal e Fiscalização), Josué da Silva Gulli (Administração),  Paulo Altoé Loureiro (Orçamento, Finanças e Contabilidade), Rodrigo Tavares da Silva (Recursos Humanos) e Ronaldo de Oliveira e Silva (Tecnologia da Informação).

Além do superintendente do órgão, Ricardo Gambaroni, recepcionaram o secretário o superintendente-adjunto José Luís Salomão; o vice-superintendente de Gestão, Rodrigo Tavares; o assessor chefe Orlando Pereira de Lima; o auditor chefe, Eduardo Agrella Carvalho; os assessores de Gabinete da Superintendência Orlando Gerola Junior e Alexandre de Felipe, e Rubens Chemin, da Assessoria de Eventos.

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br