Secretário da Justiça visita CIC em Pirapora do Bom Jesus

O Secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, visitou nesta sexta-feira (12), o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Pirapora do Bom Jesus com autoridades locais. Inaugurado em 2015, o CIC é uma parceria da Prefeitura de Pirapora do Bom Jesus com a SJC por meio de um Termo de Convênio.

Participaram do encontro, o prefeito de Pirapora do Bom Jesus Dany Wilian Floresti, coordenadora dos CICs Tatiana Rached, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Promoção Social, Tatiana Floresti, dos vereadores Roge Baudichon e Katherine Silva, e do diretor do CIC/Pirapora, Ailton Paulo Pinto.

De acordo com o secretário, o CIC teve que se reinventar com atividades on line por conta da pandemia. “Estamos retomando os serviços com os parceiros para atender a população protegida”, afirma.

Serviços realizados durante a visita:

• Entrega de 53 cestas básicas;
  • Palestra do Sebrae  sobre empreendedorismo para as 53 famílias;
  •  Atendimento jurídico: 07 famílias;
  • Emissão de RG: 04;
  • Solicitações de  2ªs vias de certidões: 06 .

Atualmente, o CIC Pirapora oferece nove serviços para a população. Destes, destacam-se os serviços do Detran, Cartão Bom (emissão e revalidação), emissão de RG e Posto de Apoio ao Trabalhador (balcão de emprego, emissão de Carteira de Trabalho, seguro desemprego).

No ano de 2020, o CIC Pirapora do Bom Jesus realizou 7.152 atendimentos entre serviços e cursos; e no ano de 2021, de janeiro a outubro, 8.802 atendimentos.

CIC
O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de Justiça, tendo como objetivos o acesso à Justiça; a prestação de serviços gratuitos; a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias; e a educação para cidadania e direitos humanos.
O CIC possui 17 unidades na Capital, na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado, geralmente em regiões de grande vulnerabilidade social. Na capital são 8 unidades: CIC do Imigrante (Barra Funda), Leste (Itaim Paulista), Oeste (Jaraguá), Sul (Jardim São Luís), Norte (Jaçanã), Casa da Cidadania (Jabaquara), Feitiço da Vila (Valo Velho) e Grajaú. Na Grande São Paulo são 4 unidades: Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos. No interior, o CIC possui unidades em Campinas, Jundiaí, Laranjal Paulista e Cajamar. Há, ainda, uma unidade no litoral, em São Vicente.