Secretário da Justiça participa de reunião do Conselho da Comunidade Negra

 

 

Na manhã desta quinta-feira (25) o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, participou da abertura da reunião ordinária do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

Durante o encontro o secretário deu boas vindas aos novos membros da gestão 2020-2024, e ressaltou que o combate à discriminação racial é uma das prioridades da sua gestão e do governo do estado de São Paulo.

A diretoria executiva do Conselho é composta pelo presidente Gil Marcos Clarindo dos Santos, pela vice-presidente Maria Aparecida de Souza Costa Silva (conhecida como Cida Costa) e pela secretária executiva, Lilian Raquel Pires.

O colegiado é formado por 22 membros da sociedade civil e 10 representantes do Poder Público.

A coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena, Rosangela de Paula, também participou da reunião.

O Conselho

O Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo (CPDCN) foi instituído pelo Decreto nº 22.184, de 11 de maio de 1984, e tem como objetivo desenvolver estudos relativos à condição da comunidade negra e propor medidas que visem à defesa dos seus direitos, a eliminação das discriminações e a plena inserção na vida socioeconômica, política e cultural. 

O CPDCN foi o primeiro órgão governamental criado no País com a finalidade de combater o racismo e promover o desenvolvimento da população negra, articulando a política governamental às ações, reivindicações e à agenda político-social da população em geral e da comunidade negra em particular.

 

 

Governo do Estado de SP