Secretário da Justiça participa de cerimonia de posse dos membros do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, acompanhou nesta segunda-feira (4) cerimônia virtual presidida pelo governador João Doria e que deu posse aos membros do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN), para o período 2021/2024.

O evento contou com a presença do ex-presidente do CPDCN, Ivan Lima (gestão 2016-2020), e do novo Gabinete Executivo do CPDCN-SP eleito para a Gestão 2021-2024, composto pelo presidente Gil Marcos Clarindo dos Santos, pela vice-presidente Maria Aparecida de Souza Costa Silva (conhecida como Cida Costa) e pela secretária-executiva, Lilian Raquel Pires.

Em 8 de dezembro foi divulgado no Diário Oficial a relação dos nomes dos 22 conselheiros e conselheiras da sociedade civil e dos 10 membros do poder público, indicados pelas Secretarias de Estado da Justiça e Cidadania, da Casa Civil, da Saúde, da Educação, da Segurança Pública, do Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Econômico, da Cultura e Economia Criativa, do Desenvolvimento Regional, e da Defensoria Pública.

O Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo tem como objetivo desenvolver estudos relativos à condição da comunidade negra e propor medidas que visem à defesa dos seus direitos, eliminação das discriminações e plena inserção na vida socioeconômica, política e cultural. O CPDCN foi o primeiro órgão governamental criado no País com a finalidade de combater o racismo e promover o desenvolvimento da população negra, articulando a política governamental às ações, reivindicações e à agenda político-social da população em geral e da comunidade negra em particular.

Conselheiros da Sociedade Civil

Representantes do Poder Público

1. Casa Civil: Juliana Maria Ogawa
  2. Secretaria da Justiça e Cidadania: Andréa Aparecida Prestes João