Secretário da Justiça dá posse ao diretor executivo do Procon-SP

Wilton Ruas assume a direção do órgão de defesa do consumidor do Estado de São Paulo

Tomou posse hoje (18) o novo diretor executivo do Procon-SP. Wilton Ruas foi nomeado pelo governador do Estado para um mandato de dois anos à frente do órgão de defesa do consumidor paulista.

Indicado pelo secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e aprovado pelo Conselho Curador da Fundação Procon-SP, Wilton Ruas é engenheiro eletrônico formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, soluções e serviços.

Durante o evento, o secretário da Justiça, Fábio Prieto, afirmou que a escolha foi técnica – um executivo com larga experiência, um profissional qualificado e competente para trazer ideias novas, avançar e dar continuidade ao trabalho junto com os funcionários da instituição.

“Sei da importância do Procon-SP, o que significa e por que tem um bom nome – o Procon-SP presta um serviço relevante para São Paulo e para o Brasil, e é um espelho inclusive para outras instituições”, defendeu Fábio Prieto.

Em seu discurso de posse, Wilton Ruas destacou a importância da Fundação Procon-SP e do objetivo de equilibrar e harmonizar a relação entre consumidores e fornecedores; além de ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor é uma legislação robusta e atualizada para proteger o consumidor.

O novo diretor agradeceu a confiança do secretário da Justiça e do governador do Estado e afirmou que a experiência dos funcionários de carreira é absolutamente essencial. “Farei uma gestão técnica, valorizando sempre os bons e dedicados funcionários, buscando atender da melhor forma possível os objetivos da nossa Fundação. Eu conto com cada um e com todos vocês para que sigamos o nosso trajeto, que hoje se inicia, da melhor forma possível. Vamos em frente e vamos juntos”, concluiu.

Conheça mais sobre a trajetória do novo diretor executivo

Executivo global da área de tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de produtos, soluções e serviços. Com larga experiência em processos de reestruturação em operações no Brasil, América Latina, Portugal e Espanha. Foi vice-presidente da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), de 2015 a 2018, atuando em assuntos relativos ao setor junto às autoridades governamentais.

Foi CEO/Presidente, Diretor Geral e membro do Conselho de Administração da subsidiária no Brasil da empresa de tecnologia multinacional japonesa Oki Electric, de 2014 a 2018, e das subsidiárias da empresa na Espanha, Portugal, México, Paraguai e Argentina. Foi CEO da empresa de tecnologia de biometria Biológica (70% de participação da Oki Brasil), de 2010 a 2016, responsável pela implantação de um sistema de identificação biométrica, inovador no mercado financeiro, para mais de 40 milhões de usuários.

Foi vice-presidente da unidade de Automações (Bancária e Comercial) e Serviços da Itautec, empresa brasileira de tecnologia bancária (2011-2013). De 2010 a 2011, exerceu a vice-presidência de Tecnologia (CTO) da Itautec, sendo responsável pelo desenvolvimento e lançamento de todos os produtos, incluindo desenvolvimento de SW, e soluções de serviços, conduzindo equipes multidisciplinares nas áreas de engenharia, sistemas, marketing, serviços e estratégia de negócios.

Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1986, doutorando (desde 2020) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, com especialização em Engenharia Biomédica, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com MBA Executivo Internacional pela FIA/FEA-USP (2001-2002), participação no programa Leading Product Innovation da Harvard Business School (2010) e Executive Leadership da University of Pittsburgh (2010).