Secretária executiva da Justiça participa do ‘HubMulher’

A secretária executiva da Justiça e Cidadania, Ana Paula Bandeira Lins, prestigiou neste sábado (24) o evento ‘HubMulher – Carreira Feminina’, que reuniu mais de 50 jovens na sede da Uninove, localizada na região da Barra Funda, na zona Oeste da capital.

O HubMulher é um coletivo formado por executivas e acadêmicas dedicadas a estabelecer conexões, disseminar conhecimentos, legados e boas práticas, capazes de fazer a diferença positiva na carreira e na vida de mulheres.

Durante o encontro, empresárias de sucesso trataram de assuntos como empregabilidade, empreendedorismo, finanças, diversidade e inclusão social.

A secretária executiva da Justiça e Cidadania abordou o tema “violência contra a mulher” e esclareceu as participantes sobre os programas e ações desenvolvidas pela Pasta e pelo Governo do Estado de São Paulo.

Juíza durante 30 anos, a secretária executiva falou da sua trajetória no poder judiciário e do trabalho desenvolvido, atualmente, na Secretaria da Justiça e Cidadania.

“É preciso fazer justiça às mulheres e trazê-las para o mundo. Não em uma posição acima dos homens, mas em posição de igualdade”, pontuou.

Com o objetivo de promover a equidade, a Secretaria da Justiça mantém a Coordenação de Políticas para a Mulher, que busca assegurar a plenitude dos direitos da mulher e sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

“Buscamos desenvolver políticas públicas que alcancem as mulheres, implementando ações que tragam o empoderamento”, salientou.

Durante a explanação, Ana Paula Bandeira Lins discorreu sobre as atividades executadas no Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), que oferece atendimento público e gratuito às vítimas de crimes violentos e aos seus familiares.

“O programa conta com uma equipe interdisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, e defensores públicos que prestam orientação jurídica para a mulher”, explicou.

Instalado no Fórum Criminal da Barra Funda, o CRAVI ainda realiza, por meio de parceria firmada com o Tribunal de Justiça, atendimento e orientação, por telefone, de vítimas de violência doméstica cujos autores estiveram presentes em audiências de custódia. Só no primeiro semestre deste ano, foram realizados 571 atendimentos e orientações às vítimas de violência doméstica.

Mais um programa da Secretaria da Justiça, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) promove atividades e serviços gratuitos em regiões de vulnerabilidade social. As unidades oferecem cursos de capacitação profissional, rodas de conversa, serviços de saúde, orientação jurídica, emissão de documentos, entre outros. O CIC possui 17 unidades. Confira aqui a programação mensal.

Ana Paula Bandeira Lins destacou o SOS MULHER, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que desenvolveu um aplicativo com foco no apoio à mulher em situação de vulnerabilidade.

O app possibilita que vítimas de violência doméstica peçam ajuda para a Polícia apertando apenas um botão do celular por cinco segundos.

“O aplicativo permite que a mulher que se sente ameaçada tenha uma conexão direta com a delegacia. Ao acionar, a viatura mais próxima recebe o chamado e segue para o local”, orientou. “O portal ainda traz informação sobre os serviços prestados em diversas Secretarias, além de dicas de segurança, saúde e empreendedorismo”, complementou.

Ana Paula Bandeira Lins ainda lembrou que São Paulo é pioneiro no combate à violência contra a mulher, sendo o primeiro Estado a ter uma delegacia específica que estabelece um padrão para melhor acolher casos de violência contra a mulher.

Saiba mais:

CRAVI