Secretaria estadual da Justiça e prefeitura de Matão debatem ações conjuntas de promoção da igualdade racial

Na quinta-feira (11/04) representantes da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) reuniram-se com o prefeito de Matão, Cido Ferreira, para tratar de ações conjuntas relacionadas à comunidade negra local.

Durante o encontro, o coordenador de Políticas para a População Negra da SJC, Robson Ferreira, falou sobre a Efetivação da lei 10.639/2003; a composição e reestruturação do conselho de promoção igualdade racial do município; e a implantação da casa ao Afro Brasil.

Na ocasião, foram debatidos vários temas, entre eles, ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas municipais, desenvolvimento de ações de promoção da saúde da população negra, criação do Conselho Municipal da Comunidade Negra, reerguimento da Sociedade Matonense Henrique Dias e implantação da Casa Afro.

Ao final da reunião, a equipe da SJC manifestou apoio ao município para as ações afirmativas de combate ao racismo realizadas pelo município.

Estiveram presentes por parte da SJC:  Vania Sores , secretaria executiva do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, Gil Marcos Clarindo dos Santos, presidente do CPDCN, Agnaldo Oliveira,  conselheiro do CPDN, Agnaldo Oliveira, Paulo Bernardi, vereador de Matão,  os secretários municipais: Sebastião de Deus Moreira (Governo e Negócios Jurídicos), Willian Di Gaetano Bassi (Administração e Finanças), Marcelo Augusto Prado, (Educação e Cultura), Márcio Pelegrini (diretor do Departamento Administrativo da Secretaria da Saúde), Fábio Trabuco (procurador do município), e João Bento Cucão (historiador).

Outras ações

O  coordenador da CPPN, Robson Ferreira, a secretária executiva do Fórum Inter-religioso, Vania Soares, o presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), Gil Marcos Clarindo dos Santos, concederam entrevista para a Rádio Cidade FM de Matão, e abordaram o trabalho desenvolvido pela SJC voltado á promoção dos direitos humanos e cidadania dos cidadãos.

Na sequência, a equipe visitou a Perfumaria Beraldo, que se destaca pela inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho. 80% dos funcionários são afrodescendentes. O vereador Paulo Bernardi, o historiador João Bento Cucão, e membros da comunidade negra de matão, também estiveram presentes.