Secretaria da Justiça sedia operação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel de Combate ao Trabalho Análogo ao Escravo

 

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti recepcionou nesta segunda-feira (31), o Grupo Especial de Fiscalização Móvel de Combate ao Trabalho Análogo ao Escravo  da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério da Economia. A Pasta sediou, nos meses de julho e agosto, duas operações do Grupo.

No encontro, o titular da Justiça ressaltou o papel fundamental da COETRAE/SP. “O enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo só é possível com a articulação interinstitucional integrada e cooperativa, e a Secretaria da Justiça tem permanente compromisso assumido com a prevenção e enfrentamento às violações de direitos humanos”, afirmou Paulo Dimas.

A equipe, coordenado por Auditores-Fiscais do Trabalho e composta por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Polícia Federal (PF), da Defensoria Pública da União e da Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE/SP), fiscalizou e notificou 19 oficinas de costura nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Campinas.  

Neste ano, o Grupo completou 25 anos de existência, reconhecido pelas Nações Unidas como ferramenta fundamental para o combate ao trabalho escravo contemporâneo no Brasil devido sua atuação comprovada por meio de fiscalizações e resgates de trabalhadores, tendo resgado mais de 54 mil trabalhadores de condições análogas à de escravo.  

 

 

 

 

Governo do Estado de SP