Secretaria da Justiça recebe prêmio da Câmara dos Deputados

Secretaria da Justiça recebe prêmio da Câmara dos Deputados   Secretaria da Justiça recebe prêmio da Câmara dos Deputados

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania foi agraciada com o Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”, concedido pela Câmara dos Deputados. A premiação se deu em razão do trabalho desenvolvido pela Coordenação de Políticas para a Mulher, por indicação da deputada federal Keiko Ota. A coordenadora de Políticas para a Mulher, Albertina Duarte Takiuti, recebeu a honraria em solenidade realizada nesta quarta-feira (23/05), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília

O Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher” é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de Saúde da mulher.

Os agraciados – cinco a cada ano – são definidos por um Conselho Deliberativo, formado por um representante de cada partido com assento na Câmara. A premiação, de caráter nacional, acontece uma vez por ano, sempre no mês de maio, em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.

Em 2018, além da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, foram agraciados o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), de Boa Vista (RR); a Maternidade Municipal Mãe Esperança, de Porto Velho (RO); o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), de Campina Grande (Paraíba), e o Hospital Maternidade Belarmina Monte, de Natal (RN).

“Este prêmio é um reconhecimento do trabalho que a Secretaria da Justiça realiza em prol de políticas públicas voltadas à saúde da mulher e é recebido como um estímulo à continuidade e aprimoramento das nossas ações”, destaca a coordenadora Albertina Duarte. “Esse trabalho somente é possível graças ao integral apoio do secretário da Justiça, Márcio Elias Rosa, que tem dado todas as condições para o trabalho da Coordenação e seu esforço para unir departamentos e secretarias em torno desse objetivo”, acrescentou.

Na solenidade, Albertina Duarte destacou que a honraria recebida pela Secretaria proporcionou a ela uma sensação especial. “Fiquei emocionada porque, como médica ginecologista e obstetra, fui aluna do professor Pinotti e pude testemunhar como ele acolhia e defendia os direitos à saúde da mulher em todas as fases da vida”, relatou.

José Aristodemo Pinotti, que dá nome ao prêmio, foi médico ginecologista, professor universitário e autor de pesquisas relacionadas ao câncer de mama. Foi reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP e secretário de estado da Saúde e da Educação de São Paulo, dentre outros cargos. Na política, foi deputado federal por três mandatos. Faleceu em 2009, aos 74 anos.

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br