Secretaria da Justiça promove roda de conversa com mulheres indígenas

A Secretaria da Justiça e Cidadania realiza na segunda-feira (05/09), às 14h, uma roda de conversa para celebrar o Dia Internacional da Mulher Indígena, no Museu de Culturas Indígenas, no Parque da Água Branca.

O evento, aberto ao público, será conduzido pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI) e pelo Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo (CEPISP). 

O objetivo é partilhar estratégias para a defesa dos direitos fundamentais dessas mulheres, símbolos de resistência, como o direito à vida, à liberdade, à dignidade e contra o preconceito e a violência. 

O Dia Internacional da Mulher Indígena teve início, em 05/09/1983, durante o II Encontro de Organizações e Movimentos da América, em Tihuanacu, na Bolívia.

A ONU Mulheres escolheu a data em virtude da execução da mulher quéchua Bartolina Sisa, que em 1782, durante uma rebelião contra o modelo colonialista de Túpai Katari, no Alto Peru, foi presa e esquartejada.

Dentro das famílias indígenas, as mulheres têm o papel fundamental de manter a língua e as culturas de seus povos, colaborando na manutenção das comunidades. Demonstram o espírito de força e sabedoria dos ancestrais, resistindo na luta pelas suas vidas, de seus filhos e filhas e do território onde vivem.

No Estado de São Paulo, há aproximadamente 7 mil indígenas aldeados e mais de 35 mil não aldeados, incluindo os oriundos recentemente da Venezuela e outros países da América.

 

Serviço

Evento: Roda de conversa com mulheres indígenas

Data: 05/09/2022

Local: Museu de Culturas Indígenas – Parque da Água Branca

Horário: 14h

Governo do Estado de SP