Secretaria da Justiça promove palestra sobre linguagem corporal para mediadores e conciliadores

A Secretaria da Justiça e Cidadania promoveu nesta terça-feira (23) palestra sobre “Técnicas de mediação e leitura da linguagem corporal e fisiognomomia”, ministrada pelo instrutor de mediação Marcelo Gil. O evento aconteceu no auditório do Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, localizado na sede da Pasta, no Centro da capital.

O encontro, destinado a mediadores e conciliadores do Centro de Integração da Cidadania (CIC) e à equipe da Ouvidoria da Secretaria, teve como objetivo aperfeiçoar os participantes sobre as técnicas de mediação e conciliação.

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, prestigiou o encontro e falou da importância da mediação e conciliação como instrumento de pacificação social.

“Essa é uma ação de cidadania. Quem procura a Justiça, muitas vezes, só precisa ser ouvido”, ponderou o secretário.

“A pessoa que traz o seu problema tem a ansiedade de chegar ao espaço público e ser acolhida, ser atendida com respeito e atenção. Esse cuidado é fundamental para quem lida com o público”, salientou.

“Queremos trabalhar para aproximar os cidadãos, facilitar o acesso à justiça e realizar um serviço público relevante. Todo aquele que está envolvido em uma atividade pública é sempre um agente da esperança”, finalizou Paulo Dimas Mascaretti.

Durante o encontro, Marcelo Gil discorreu sobre a diferença entre conciliação e mediação; sobre o Código de Ética dos Conciliadores e Mediadores Judiciais; e elencou os princípios e garantias da conciliação e mediação. Abordou, ainda, as regras que regem o procedimento da mediação e conciliação, e falou sobre responsabilidades do mediador e conciliador e sobre as sanções às quais os profissionais estão sujeitos em caso de conduta inadequada.

“Em 2018, a Justiça paulista resolveu 190.829 casos por meio de acordos”, esclareceu o palestrante Marcelo Gil, ao citar dados do Info Nupemec para exemplificar a relevância da mediação.

Marcelo Gil orientou os mais de 130 mediadores e conciliadores que acompanharam a palestra sobre como aperfeiçoar as técnicas de mediação, principalmente aquelas utilizadas para identificar mentira, medo, ou mesmo ansiedade nas audiências por meio da leitura da linguagem corporal e da fisiognomomia (estudo da fisionomia humana e expressões faciais).

“Os conceitos podem ser utilizados no dia-a-dia, no campo profissional ou pessoal. Tenha paciência, atue com calma e qualidade”, orientou.

Marcelo Gil é instrutor de Mediação Judicial certificado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); conciliador e mediador judicial atuante no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com experiência na condução de mais de mil audiências/sessões de conciliação/mediação (catalogadas).

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP