Secretaria da Justiça prestigia 1ª feira de empreendedorismo do imigrante no Pátio do Colégio

A secretária executiva da Justiça e Cidadania, Ana Paula Bandeira Lins, prestigiou na manhã desta quinta-feira (26) a abertura da 1ª Feira do Empreendedorismo do Imigrante, promovida pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Direito Humanos e Cidadania. A ação ocorre no Pátio do Colégio das 10h às 19h.
O evento, que prossegue até sexta-feira (27), tem como objetivo incentivar a empregabilidade e a geração de renda do público imigrante por meio do empreendedorismo.

Durante a Feira, serão oferecidos aos imigrantes diversos serviços, entre eles, orientações sobre microempreendedorismo, regularização de documentos, acesso a direitos e a serviços públicos. Haverá também exposição de produtos artesanais e barracas de comidas típicas.

As atrações artísticas e musicais ficam por conta do Kollasuyu Maya, de tradição boliviana; do Sarau dos Imigrantes e do Salam Al Sayyed, com músicas oriundas da Palestina.

Participaram da abertura a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Gianella; o chefe de gabinete da Justiça e Cidadania, Fábio Makoto; o Cônsul Geral do Haiti em São Paulo, José Rocha; o Cônsul Adjunto do Peru, Carlos Ortiz Rocha; e o Consul Honorário da Suécia, Renato Pacheco.

IMIGRANTES EM SÃO PAULO

Desde 2014, o Governo do Estado de São Paulo fomenta ações para promover a inserção de imigrantes e refugiados na sociedade e no mercado de trabalho.

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, oferece 25 serviços, que incluem elaboração de currículo, orientações de acesso à educação, à saúde e ao trabalho formal, regularização migratória, entre outros. Os cursos de português e os profissionalizantes (estamparia, escola de moda, bioconstrução e gastronomia) são os mais procurados pelos estrangeiros.
Parte das atividades é realizada por meio de parcerias com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Defensoria Pública Estadual, AcessaSP e Procon.
Os estrangeiros que mais procuram atendimento no local vêm do Haiti, Angola, Bolívia, Venezuela, Congo, Guiné-Bissau e Nigéria.

O CIC do Imigrante está localizado na Rua Barra Funda, 1.020.

CAMPANHA

A Secretaria da Justiça e Cidadania lançou em junho a campanha permanente Imigrante, São Paulo te Acolhe. Com mensagens nas redes sociais e em pontos estratégicos como metrôs, rodoviárias e aeroportos, a campanha permanente apresenta os serviços disponíveis na Secretaria para atendimento aos migrantes, refugiados e imigrantes, além de alertar sobre a xenofobia.

Denuncie
O Núcleo de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da Secretaria da Justiça, que coordena as atividades do Comitê Estadual para Refugiados (CER), trabalha para centralizar as denúncias de maus tratos, xenofobia, tráfico de pessoas, trabalho escravo, entre outros temas que envolvem a violação dos direitos humanos. As denúncias podem ser feitas na Secretaria da Justiça, no Pátio do Colégio em São Paulo, no site www.ouvidoria.sp.gov.br ou nos telefones (11) 3241-4718/4291.

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br