Secretaria da Justiça participa de fórum de políticas públicas para população LGBTQIAP+

Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual, Rafael Calumby Rodrigues, com a ministra do Esporte, Ana Moser (Divulgação/SJC)

Representando a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual, Rafael Calumby Rodrigues, foi recebido hoje (7/3), em Brasília, pela ministra do Esporte, Ana Moser, e pela secretária de Esporte de Alto Rendimento, Marta Sobral. Na ocasião, Calumby ressaltou a importância do esporte para a inclusão da comunidade LGBTQIAP+ e convidou as duas medalhistas olímpicas para conhecer as iniciativas da sociedade civil e as ações da SJC para a comunidade em São Paulo. “Apresentamos as reivindicações para inserção da população LGBTQIAP+ nos esportes, de uma forma justa e igualitária”, afirmou o coordenador.

O encontro fez parte do Fórum Nacional das Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais das Políticas Públicas para a População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Fonges LGBT), que teve início no dia 6 e vai até 10 de março.

Reunião com a embaixadora Maria Laura da Rocha, secretária-geral das Relações Exteriores (Divulgação/SJC)

O coordenador esteve, ainda, no Itamaraty. Em encontro com a embaixadora Maria Laura da Rocha, secretária-geral das Relações Exteriores, Calumby levou os cumprimentos do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Pietro, e do secretário-executivo, Raul Christiano. “Ressaltei a posição do secretário de que ‘a missão da SJC é investir cada vez mais em cidadania’.” Também participou da reunião a diplomata Fabiana Moreira.

Ele fez um pedido à embaixadora para que seja enfatizado o respeito do uso do nome social no RNE. “Isso possibilita que os estrangeiros LGBTQIAP+ exerçam sua cidadania em nosso país.” O coordenador ainda ressaltou a importância de o governo federal acolher os refugiados LGBTQIAP+, especialmente os vindos de países onde é criminalizada a homoafetividade. “Muitos procuram nosso Estado de São Paulo, por termos uma Lei Estadual de proteção, a Lei n.º 10.948/01.”

Na segunda-feira, primeiro dia do Fonges, estavam na agenda o Seminário Executivo Legislativo e Enfrentamento a Fake News, no Conselho Federal de Psicologia; visita à secretária Nacional LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, Symmy Larrat; e participação na inauguração do projeto Conecta LGBTI+, entre outros eventos.

Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual, Rafael Calumby Rodrigues, com a secretária de Esporte de Alto Rendimento, Marta Sobral (Divulgação/SJC)
Governo do Estado de SP