Secretaria da Justiça participa de Feira da Saúde no Pátio do Colégio

A Secretaria da Justiça e Cidadania participa nesta sexta-feira (26) da 21ª Feira da Saúde realizada no Pátio do Colégio, no centro da capital. O evento, que acontece das 9h às 17h, é organizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com o poder público e diversas entidades.

O objetivo da ação é promover o exercício da cidadania e contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos participantes.

Feira da Saúde: mais de 20 serviços oferecidos no Pátio do Colégio

Na abertura da Feira, o vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordini, ressaltou a importância do evento. “É uma grande alegria estarmos aqui novamente. Nós queremos agradecer a todos os voluntários e empresas que entendem a importância desta ação e se fazem presentes para amenizar um pouco o sofrimento da população carente cujo acesso à saúde é deficitário”, disse Ordini.

A secretária executiva da Secretaria da Justiça e Cidadania, Ana Paula Bandeira Lins, participou da abertura do evento e destacou a parceria da Pasta com a Associação Comercial. “É uma satisfação enorme participar deste acontecimento porque é uma corrente do bem. Nós só construímos uma sociedade justa e igualitária com os esforços de todos. A união de todas as entidades públicas, com todas as entidades da sociedade civil, é muito importante para compartilhar conhecimento e praticar a cidadania”, ressaltou Ana Paula.

A secretária executiva da Justiça, Ana Paula Bandeira Lins,  fala na abertura da feira

O diretor do Pátio do Colégio, padre Contieri, abençoou o evento e enfatizou que “ansiamos que uma saúde de excelência e qualidade chegue a todas as camadas da população.  Deus está na origem do verdadeiro bem e ele está presente aqui”.

Também participaram da abertura o assessor especial da presidência da Associação Comercial de São Paulo e coordenador- geral da Feira da Saúde, Gaetano Brancato Luigi; o vereador Gilberto Natalini, e a coordenadora de Políticas para a Mulher da Secretaria da Justiça e Cidadania, Albertina Duarte Takiuti; entre outras autoridades.

Serviços

Entre os serviços oferecidos pela Secretaria da Justiça na Feira da Saúde estão a aplicação da vacina HPV, destinada a meninas com idade entre 11 e 17 anos, por meio da Coordenação de Políticas Públicas da Mulher. Para receber a dose é necessário que as jovens apresentem RG e estejam acompanhadas pelos responsáveis.

Os cidadãos também têm acesso à medição de peso e altura, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), órgão vinculado à Secretaria da Justiça. A equipe do Ipem-SP também fará a entrega do “Guia Prático de Consumo”, que traz informações sobre a melhor forma de utilizar produtos, serviços e instrumentos, como balanças.

Vacina contra HPV: um dos serviços oferecidos pela Secretaria da Justiça na Feira

Já o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED) promove atendimentos e rodas de conversa para abordar a dependência química.

Durante a Feira da Saúde, a população conta com mais de 20 serviços, como exame de vista, orientação odontológica, vacina de febre amarela, medição de pressão arterial e glicemia (diabetes), teste de hepatite C e avaliação de tipo sanguíneo.

Os participantes têm disponíveis diversos estandes informativos com orientações sobre saúde bocal, câncer de próstata, incontinência urinária, saúde do idoso, doenças sexualmente transmissíveis, doenças mentais e doenças raras. Em alguns casos, poderá ser feito encaminhamento para instituições especializadas.

Também há tendas com serviços de massagem, recebimento de doação de mechas de cabelo para fabricação de perucas para pacientes com câncer, além de orientação jurídica e previdenciária (aposentadoria).

Todos os atendimentos são gratuitos.

previous arrownext arrow

Secretaria da Justiça e Cidadania