Secretaria da Justiça inaugura Parque Linear em Pardinho

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, participou nesta terça-feira (10/12) da entrega das obras do Parque Linear Urbano “Leon Lopes Capeluppi” no município do Pardinho. O parque foi elaborado conjuntamente com a prefeitura da cidade, utilizando recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Durante a entrega, o secretário da Justiça Paulo Dimas comentou sobre a importância desse tipo de obra para a cidade. “Para dar esperança de futuro para os nossos meninos, para os nossos jovens. Esse é um Parque da Juventude e é por isso que tem o nome do Leon, que é um símbolo de alguém que representou aqui na cidade, uma pessoa especial, um menino que, pelo o que eu conheci de sua história, que sorria, que tinha que uma integração muito grande com a comunidade.”, disse Paulo Dimas.

Já o prefeito de Pardinho, Dito Rocha, destacou os benefícios para a população. “Nossa cidade é pequena, e o parque linear é justamente a maior obra de infraestrutura de passeio, de turismo e lazer para a nossa população. Estamos fazendo a preservação das nascentes do Rio Pardo para as futurar gerações”, concluiu prefeito.

Na sequência, o vereador Cristiano Camargo, falou sobre a integração para a realização do projeto. “Aqui todos foram parceiros, a Câmara de vereadores de Pardinho, a Secretaria da Justiça do Governo do Estado. Tudo o que a prefeitura precisou de ajuda, foi atendida, tudo para que trouxéssemos a possibilidade de revitalização para a nossa cidade”, destacou Cristiano.

Ao todo, foram investidos R$ 2.802.927,59 na revitalização das nascentes do Rio Pardo e na implantação do Parque. Desse total, R$ 2.754.834,00 são recursos do FID e R$ 58.093,59 referentes à contrapartida do município. O prazo de execução das obras foi de 60 meses. O parque está localizado na rua Jaime Teodoro Rosa, sem número, na Vila Santa Terezinha.

Sobre o parque

O projeto contou com a preservação de 25 mil m2 de área do leito do Rio Pardo; restauração de 22 mil m2 de área hídrica; recomposição da mata ciliar; acessibilidade universal; iluminação em toda a extensão do parque; reordenação e ocupação das margens; mobiliário urbano adequado ao parque; construção de pequenas praças; controle de enchentes; ponto de informações turísticas; núcleos de lazer, esporte e cultura; ciclovias em toda a extensão do parque, entre outros serviços.

Informações Gerais FID

O Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) tem como objetivo à reparação dos danos ao meio ambiente, aos bens de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, ao consumidor, ao contribuinte, às pessoas com deficiência, ao idoso, à saúde pública, à habitação e urbanismo e à cidadania, bem como a qualquer outro interesse difuso ou coletivo no território do Estado.

Os recursos são oriundos de condenações em ações civis públicas e de multas por descumprimento de TACs firmados com o MP. Desde 2010, o FID celebrou 202 convênios com órgãos do poder público e da sociedade civil, totalizando aproximadamente R$ 290 milhões em investimentos.

Só no exercício de 2019, foram assinados 109 novos convênios, sendo R$ 90,6 milhões do FID e R$ 13,1 milhões de contrapartida, totalizando R$ 103,7 milhões.

Serviço:

E-mail: imprensa@justica.sp.gov.br