Secretaria da Justiça entrega obra de restauro do Museu Histórico e Pedagógico “Zequinha de Abreu Ferreira”em Santa Rita do Passa Quatro

O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, entregou nesta quarta-feira (23), em cerimônia virtual, a obra de restauração do Museu Histórico e Pedagógico “Zequinha de Abreu Ferreira”, localizado no município de Santa Rita do Passa Quatro.

O Governo de São Paulo investiu R$ 1 milhão para recuperação do espaço que tem significativa importância para a história e cultura da cidade.  A obra foi financiada pelo Fundo de Interesses Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania.

O convênio firmado entre a Secretaria da Justiça e a Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro foi assinado em agosto de 2019 e as obras foram concluídas em dezembro de 2020.  O investimento total do projeto foi de R$ 1.098.224,14, sendo R$ 98.224,14, de contrapartida da prefeitura.

A recuperação do Museu, que ocupa uma área de em uma área total de aproximadamente 230,00 m2 (duzentos e trinta metros quadrados), proporcionará o resgate da cultura do município porque o espaço é temático, e conta com registros da época da ferrovia e do início da cidade, além de objetos pertencentes às fazendas de café e do compositor e maestro santarritense Zequinha de Abreu.

O material empregado na execução dos serviços atendeu as normas da construção civil em sua aplicação, preservando as características originais encontradas no local.

Participaram da cerimônia virtual o prefeito de Santa Rita Passa Quatro, Leandro Luciano dos Santos, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo César Missiatto.

FID

De 2010 até a presente data, o FID celebrou o total de 216 convênios com órgãos do poder público e da sociedade civil, totalizando aproximadamente R$ 312 milhões em investimentos