Secretaria da Justiça e Cidadania revitaliza prédio histórico em Penápolis

Com recursos de R$ 1,2 milhão do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), o local passa a centralizar os serviços de cidadania da Prefeitura

Nesta sexta-feira (06/10), a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), junto com a Prefeitura de Penápolis, entregou a obra de reforma de um prédio histórico para a implantação do Centro de Integração da Cidadania no município. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, do secretário-executivo da pasta, Raul Christiano, do prefeito de Penápolis, Caique Rossi, e de outras autoridades da cidade.

O evento atraiu centenas de pessoas que foram conferir a cerimônia que marcou a conclusão das obras, iniciadas em 2020, que tiveram investimento de R$ 1.241.897,78. Deste total, R$ 881 mil são oriundos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, e outros R$ 360 mil de recursos municipais, como contrapartida da prefeitura.

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto destacou o fato de que no passado este espaço recebia os visitantes de outros lugares e agora servirá a população de Penápolis. “Fomos perseverantes, pois sabemos a importância de resgatar um espaço que faz parte da história da cidade. Sinto uma imensa alegria em estar aqui hoje. Sensação de dever cumprido com a comunidade local”, declara o secretário.

Construído nos anos 1940, o prédio foi a Estação Ferroviária de Penápolis e recebeu milhares de visitantes ao longo de décadas. A obra recuperou o imóvel que estava abandonado há anos para a implantar o Centro de Integração da Cidadania que reunirá em um único local órgãos e serviços públicos como o Procon-SP, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o Centro de Atendimento ao Turista, entre outros atendimentos.

O prefeito, Caique Rossi, agradeceu a todos que contribuíram para a transformação do espaço público. “Comemoramos nesta data um longo trabalho para transformar este ponto histórico de Penápolis em um prédio moderno que abriga serviços públicos importantes para a comunidade”, afirmou.

“Estamos entregando para a comunidade um espaço de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Cultura e Turismo. É a transformação de um local que estava degradado e que era um transtorno para comerciantes e para a população, em um Centro de Cidadania, aberto aos penapolenses”, destacou o prefeito.

Participaram do evento a vice-prefeita de Penápolis, Mirela Fink, o vice-presidente da Câmara Municipal de Penápolis, vereador Júlio Caetano, o presidente da Fundação Casa, João Verissimo, o superintendente do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (IMESC), Ismar Marcilio de Freitas, o superintendente adjunto do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), Ronaldo Navarro, o coordenador do FID, Elnatan Ferreira de Oliveira, o coordenador de Políticas para a População Negra, Robson Ferreira, o assessor especial de gabiente da SJC, Marcos Paulo, além de secretários municipais, vereadores, da população local e do coral das crianças da escola Luiz Crisóstomo de Oliveira (LCO).

Sobre o FID

O FID tem como objetivo gerir os recursos destinados à reparação dos danos ao meio ambiente, aos bens de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, ao consumidor, ao contribuinte, às pessoas com deficiência, ao idoso, à saúde pública, à habitação e urbanismo e à cidadania, bem como a qualquer outro interesse difuso ou coletivo no território do Estado.