Secretaria da Justiça e Cidadania recebe presidente da FDE

                                         Durante a conversa, foi discutida a construção de escolas indígenas no estado de São Paulo

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e o secretário-executivo, Raul Christiano, juntamente com o coordenador da Coordenadoria de Políticas para a População Indígena (CPPI), Cacique Cristiano Kiririndju, receberam, no Salão Nobre da Pasta, o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Jean Pierre Neto, o coordenador Regional da Funai, Ubiratã Gomes e lideranças do território indígena do Jaraguá. O encontro aconteceu na tarde da última terça-feira (31/10).

Em pauta, reformas e construção de 21 escolas indígenas, nas próprias aldeias, em várias regiões do território paulista, além de parcerias entre as secretarias da Educação e da Justiça e Cidadania, e Agricultura e Abastecimento, na formação de professores, na agricultura familiar, com o apoio de deputados estaduais, que podem atribuir emendas orçamentárias para a efetivação de projetos ligados ao tema.

Na ocasião, os secretários e participantes compartilharam considerações sobre as obras das escolas em andamento e alinharam para que ocorram reuniões periódicas, de atualização dos temas tratados.

Outro assunto especificamente abordado, durante o encontro, foi a construção da escola indígena de Cananéia, no litoral sul, que recebeu doações particulares para a execução do projeto, uma iniciativa importante para a efetivação e redução de custos, nos próximos empreendimentos.

Também foi apresentada a possibilidade de políticas públicas para incrementar a geração de renda dos indígenas, com foco na agricultura familiar, além da possibilidade de se criar um projeto estadual para a venda de produtos agrícolas à merenda escolar, revertendo para as aldeias a arrecadação desse trabalho, para oferecer sustentabilidade econômica a elas. Projetos para melhorar o receptivo turístico dos territórios indígenas no Estado também foram mencionados pelos participantes.

Governo do Estado de SP