Secretaria da Justiça e Cidadania recebe prefeitos do CONCEN e coordenador do CIRS

Projetos do Fundo Estadual dos Interesses Difusos (FID) foram tema do encontro

Na tarde desta quinta-feira (07/12), o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e o secretário-executivo, Raul Christiano, receberam, no Salão Nobre da pasta, os prefeitos de cinco municípios do Consórcio Intermunicipal da Região Central do Estado de São Paulo (CONCEN), e o coordenador-executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), José Valverde.

Na pauta do encontro, foram abordados os projetos inscritos no edital de 2021 do Fundo Estadual dos Interesses Difusos (FID) pelos municípios do consórcio. As 21 propostas passaram pela análise técnica da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do estado de São Paulo, contratada pela Secretaria da Justiça e Cidadania para verificar a consistência de cada proposta, e estão em fase de classificação pelo Conselho Gestor do FID.

O secretário da Justiça e Cidadania relembrou a decisão do Governo Tarcísio de Freitas em dar uma segunda chance aos projetos do último edital. “Todos os projetos cadastrados no edital de 2021 tinham inconsistências. Em abril nós realizamos uma reunião virtual com 390 representantes municipais para explicar como prosseguir com a documentação para que o máximo de cidades sejam contempladas com esses recursos”, explica Fábio Prieto.

O prefeito de Santa Lúcia e presidente do CONCEN, Luiz Antonio Noli, enfatizou que “o FID é extremamente importante, sobretudo para os municípios menores e que não possuem meios de arcar com os custos desses projetos sozinhos”. Além disso, ele colocou o CONCEN à disposição do Governo do Estado de São Paulo para futuras parcerias na região.

As propostas apresentadas pelos municípios do consórcio incluem: a recuperação de área verde; a construção de parques ecológicos; a criação de ciclovias e ciclofaixas; a revitalização de praças e parques; e a criação de rampas de acesso.

Participaram da reunião o coordenador do FID, Elnatan de Oliveira, o prefeito de Dourado, Gino José Torrezan, o prefeito de Gavião Peixoto, Adriano Marçal da Silva, a prefeito de Nova Europa, Luiz Carlos dos Santos, a vice-prefeita de Nova Europa, Lidiane Luize Rodrigues, o prefeito de Santa Ernestina, Marcelo Veronezi, e a assessora de gabinete do CONCEN e coordenadora de projeto, Rosimeire Souza.