Secretaria da Justiça e Cidadania prestigia Prêmio Governador do Estado 2023
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, homenageou, na noite desta terça-feira (12/12), representantes do setor cultural que se destacaram ao longo de 2022 por suas realizações, com o Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2023. Representando o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o secretário-executivo da pasta, Raul Christiano, prestigiou a cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
Nesta edição, foram indicados cinco finalistas para cada uma das 13 categorias. A realização vencedora de 12 categorias receberá, além de R$ 35,5 mil cada, um troféu exclusivo confeccionado para o Prêmio. A exceção é a Instituição Cultural, que não teve premiação em dinheiro. Entre as categorias estão: Arte para crianças, Artes Visuais, Circo, Teatro, Museus e centros culturais, Valorização do patrimônio cultural, Audiovisual, Incentivo à leitura, Dança, Música, Iniciativas culturais – Terceiro Setor e Iniciativas culturais – Setor Público.
Para a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton, “a cultura prova o seu valor a cada dia e a sua importância por transformar o mundo em um lugar melhor. O Prêmio Governador do Estado é um reconhecimento pelo esforço e dedicação dos artistas do setor cultural paulista”, pontua.
Durante a cerimônia, a atriz Laura Cardoso foi homenageada com a “Medalha Tarsila do Amaral”, que reconhece o trabalho de artistas e promotores culturais do estado de São Paulo. Já a “Medalha Mário de Andrade” foi entregue ao cartunista e escritor Mauricio de Sousa, que foi reconhecido pelas suas contribuições à cultura e à economia criativa de São Paulo na área de letras. O ex-diretor do Sesc em São Paulo, Danilo Miranda, que faleceu em outubro deste ano, também foi homenageado pela organização do prêmio.