Secretaria da Justiça e Cidadania prestigia palestra do presidente do STF

Também ocorreu a cerimônia de entrega do Prêmio PGE 2022

Na tarde desta sexta-feira (15/12), a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) recebeu o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, que proferiu uma palestra com o tema “Revolução Tecnológica, Economia Digital e Inteligência Artificial: Novos Desafios para o Direito”. A aula ocorreu no auditório do Centro de Estudos da PGE/SP, localizado no Jardim Paulista, e contou com a presença do secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, que representou o secretário titular da pasta, Fábio Prieto.

Na abertura do evento, a procuradora-geral do Estado, Inês Coimbra, ressaltou que “hoje é um dia muito especial para a nossa instituição, um dia de muito prestígio. O tema da palestra não poderia ser mais perfeito e ao encontro daquilo que estamos buscando na atuação do nosso sistema de Justiça. Vejo que estamos caminhando todos no mesmo sentido, a fim de buscar um serviço cada vez mais eficiente para o cidadão.”

O presidente do STF abordou e relacionou temas atuais como singularidade, livre arbítrio, democracia, fake news, revoluções industriais, liberdade de expressão, imprensa tradicional, redes sociais e cultura de ódio. “A revolução tecnológica fez a vida melhor e mais fácil, mas há riscos envolvidos e nós devemos ser capazes de enfrentá-los adequadamente e na medida certa. Isso se aplica tanto na regulação das plataformas digitais quanto na regulação da inteligência artificial”, concluiu Barroso.

Após a palestra, ocorreu a cerimônia de outorga do Prêmio PGE 2022, que é conferido bianualmente. Desta vez, o vencedor foi o procurador do Estado, Mateus Camilo Ribeiro da Silveira, pelo seu trabalho intitulado “Acordo de não persecução civil no âmbito da Lei de Improbidade Administrativa”.

Participaram do evento o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo Mair Anafe, o defensor público-geral, Florisvaldo Fiorentino, o conselheiro geral da OAB-SP, Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa, o subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais, José Carlos Cosenzo, além outras autoridades, convidados, amigos e familiares.