Secretaria da Justiça e Cidadania prestigia lançamento do programa Jovem Aprendiz Paulista

Iniciativa oferece até 60 mil vagas para jovens em micro e pequenas empresas

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, participou, na manhã desta quarta-feira (26/4), da cerimônia de lançamento do programa Jovem Aprendiz Paulista, realizada no Palácios dos Bandeirantes. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos.

O programa, capitaneado pelo governador Tarcísio de Freitas, prevê investimentos de R$ 145,5 milhões por parte do Estado e a contratação de até 60 mil estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 14 e 18 anos.

O programa oferece oportunidades de trabalho por até 24 meses, com remuneração mensal de até R$ 917,59, com base no salário-mínimo/hora e de acordo com os períodos de expediente e treinamento. A jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho, com carga horária diária de quatro a seis horas, e um dia exclusivo para capacitação online.

“Abrir as portas do mercado de trabalho para os jovens é muito gratificante, isso oferece responsabilidade e esperança. É um projeto que vai dar milhares de oportunidades e transformar a nossa sociedade. O Jovem Aprendiz Paulista, para mim, é o projeto que tenho mais carinho e o mais importante. Vamos mudar a trajetória de muita gente que tem talento e precisa de oportunidades”, reforçou Tarcísio.

O treinamento será garantido pelo Governo de São Paulo, inclusive com aulas de preparação comportamental e postura em ambiente de trabalho. A matrícula regular na rede pública de ensino é obrigatória para todos os participantes, bem como a Carteira de Trabalho – o documento pode ser solicitado nos canais eletrônicos do Poupatempo.

As inscrições estão abertas a partir desta quarta-feira (26) para as empresas e estudantes por meio do site http://jovemaprendiz.sp.gov.br. As famílias dos aprendizes também vão participar de todo o processo de contratação, com acompanhamento e orientação de pais e responsáveis por profissionais do programa.

Governo do Estado de SP