Secretaria da Justiça e Cidadania prestigia inauguração do Consulado Honorário do Cazaquistão em São Paulo

Uma das principais atribuições do novo escritório é o fomento aos negócios

Na tarde desta quinta-feira (24), ocorreu a cerimônia de inauguração do Consulado Honorário da República do Cazaquistão na capital paulista e a posse do advogado José Horácio Halfeld Ribeiro como cônsul honorário. Representando o Governo do Estado de São Paulo, o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, prestigiou a solenidade.

Localizado no bairro Jardim Paulista, zona oeste da capital, o novo consulado tem como objetivo estabelecer laços de cooperação entre a República do Cazaquistão e o Estado de São Paulo, bem como estreitar as relações diplomáticas e comerciais entre as nações.

A mesa diretora da cerimônia foi composta logo após o descerramento da placa de inauguração. Participaram dela o primeiro vice-ministro de Relações Exteriores do Cazaquistão, Kairat Umarov, o embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, além do cônsul honorário e do secretário da Justiça e Cidadania.

Em seu discurso, Kairat Umarov falou sobre as expectativas com o trabalho do novo cônsul honorário. “Esperamos que a sua larga experiência e sua extensa rede de networking resultem em acordos bilaterais de cooperação entre nossos países, e que essas relações tenham como base uma amizade mútua, confiança e respeito”, enfatizou o primeiro vice-ministro de Relações Exteriores do Cazaquistão.

O secretário da Justiça e Cidadania destacou a vocação e generosidade do Brasil para receber todos os povos. “O Governo de São Paulo fica muito satisfeito que o primeiro consulado honorário do Cazaquistão no Brasil seja em São Paulo, e tem todo o interesse em incrementar as relações entre nossas nações”, destacou Fábio Prieto.

“Este ano nós celebramos 30 anos de relações diplomáticas entre o Cazaquistão e o Brasil, que é o nosso principal parceiro na América do Sul. O Estado de São Paulo é muito importante para nós em termos de interesses econômicos. Portanto, estamos muito felizes em ter uma representação oficial do Cazaquistão aqui agora”, afirmou o embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov.

Encerrando os pronunciamentos, o advogado José Horácio Halfeld Ribeiro agradeceu a confiança e recepção para exercer essa nova função. “Esta significante iniciativa representa uma conquista na fortificação das conexões bilaterais diplomáticas, econômicas e culturais, e reflete a amizade entre as nossas duas grandes nações”, declarou o cônsul honorário.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Cazaquistão, Cassiano Pereira Viana, o cônsul-geral da Suécia e presidente da Associação dos Cônsules no Brasil (Aconbras), Renato Pacheco, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Eduardo Alckmin, o presidente da Associação Comercial de Minas Gerais, José Anchieta da Silva, o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Renato de Melo Jorge Silveira, o embaixador do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo, Alfredo José Camargo, além de outras autoridades, parentes e convidados.

República do Cazaquistão

O Cazaquistão está localizado na região da Ásia Central. Sua capital é a cidade de Nursultan, cujo nome foi adotado recentemente. Possui mais de 2,7 milhões de km² de área e uma população de 18,7 milhões de habitantes.

É um dos principais produtores e exportadores mundiais de urânio, sendo rico também em petróleo e minerais. É o maior país sem costa marítima do mundo e o nono maior do planeta. Foi a última das repúblicas soviéticas a declarar sua independência após a dissolução da União Soviética, em 1991.