Secretaria da Justiça e Cidadania entrega reforma de prédio histórico em Lavrinhas

Casarão ganha acessibilidade para abrigar espaço cultural, após obras realizadas com recursos do Fundo Estadual dos Interesses Difusos

Nesta terça-feira (31/10), a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), junto com a prefeitura de Lavrinhas, entregou a obra de revitalização e modernização do Casarão de Pinheiros, no município do Vale do Paraíba. A cerimônia contou com as presenças do secretário-executivo da pasta, Raul Christiano, do prefeito José Benedito da Silva (Zezinho) e de outras autoridades da cidade e região.

Viabilizada com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), gerido pela SJC, as obras, além do resgate histórico e do valor arquitetônico, agregaram ao espaço itens de acessibilidade, que permite sua utilização como espaço cultural para toda a população. A reforma incluiu ainda pavimentação externa, implantação de banheiros, troca do portão, postes de iluminação e paisagismo, e um investimento de R$ 222 mil. Deste total, R$ 204,8 mil são provenientes do FID, e R$ 17,2 mil de recursos municipais, como contrapartida da prefeitura.

O secretário-executivo da pasta, Raul Christiano, destacou a importância do uso correto dos recursos públicos, para garantir o resgate cultural e histórico dos municípios paulistas. “É a quarta revitalização de prédios históricos e saneamento básico que entregamos à população do interior de São Paulo neste ano. Mais um belo projeto que é retirado da zona de abandono público e entregue à vida ativa com a destinação certa do dinheiro público”, pontua.

“A revitalização do Casarão é o resgate turístico da cidade, para os munícipes e uma lembrança histórica para pessoas. O local passa a ser um centro cultural importante para o bairro Pinheiros e Lavrinhas, e será uma referência para toda a região do Vale do Paraíba”, completou o secretário Raul Christiano, que reforçou ainda que “um novo projeto apresentado pelo município com base no Edital 2021 para melhorias na sinalização local foi habilitado, após análise té2cnica, e está em fase de classificação pelo Conselho Gestor do FID”.

Localizado no Distrito de Pinheiros, o Casarão fica próximo a trilhas e cachoeiras da Serra da Bocaina. O local se destaca pela paisagem em seu entorno, um atrativo a mais para a visitação de turistas e moradores.

“A reforma deste edifício foi de extrema importância para Lavrinhas, pois a história da cidade começou aqui, no bairro Pinheiros, e em frente à igreja matriz. O caminho turístico do município passa no meio desses dois edifícios históricos”, enfatizou o prefeito Zezinho, que agradeceu a todos que contribuíram para a transformação do centro cultural.

Estiveram presentes o coordenador do FID, Elnatan Ferreira de Oliveira, o vice-prefeito de Lavrinhas, Marcos Vinicius, a secretária municipal de Turismo e Cultura, Daniela Campos, o secretário municipal de Planejamento e Obras, Augusto Pampaloni, o presidente da câmara, vereador Ivaldo Moisés da Silva, os vereadores Naldinho, Geraldo Eletricista, Sérgio Ribeiro e Zé João, membros da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), e a bisneta do coronel Horta, um dos fundadores do município, Cibele Horta.

Sobre o FID

O FID tem como objetivo gerir os recursos destinados à reparação dos danos ao meio ambiente, aos bens de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, ao consumidor, ao contribuinte, às pessoas com deficiência, ao idoso, à saúde pública, à habitação e urbanismo e à cidadania, bem como a qualquer outro interesse difuso ou coletivo no território do Estado.