Secretaria da Justiça e Cidadania e Secretaria da Educação realizam live sobre o Dia da Dignidade Menstrual

Na última quinta-feira (26) uma live promovida pela Coordenação de Políticas para a Mulher, da Secretaria da Justiça e Cidadania, e pela Secretaria da Educação conscientizou sobre o Dia da Dignidade Menstrual, celebrado em 28 de maio e criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção para um tema tão importante: a falta do acesso básico à higiene entre pessoas que menstruam.

A Coordenadora de Políticas para a Mulher, Edna Martins, destacou a chamada “pobreza menstrual”, a situação de precariedade, em que pessoas que menstruam, são obrigadas a buscar alternativas extremas como usar jornal e papelão no lugar de absorvente, em decorrência da falta de recursos de higiene adequados.

Participou do evento a Dra. Albertina Duarte Takiuti, que relatou sobre sua experiência como médica e profissional na saúde pública, onde conheceu realidades de mulheres sem acesso a produtos de higiene e políticas públicas.

A representante da Secretaria da Educação, Juliana Barbosa Lima, apresentou o Programa Dignidade Íntima, que tem como objetivo combater a pobreza menstrual nas escolas da rede estadual de São Paulo.

A Vice-Diretora Fernanda Sanchez Corrêa e alunos da Escola Estadual Victor Maida, (Ibitinga-SP) e da Diretoria Ida Carolina Tambolim e alunos da Escola Estadual Maria Joaquina de Arruda (Leme-SP) contaram experiências de distribuição de absorventes e formas criativas de conscientização toda a comunidade escolar.

A live foi transmitida ao vivo via YouTube da Secretaria da Justiça e Cidadania e está disponível no Canal: (https://youtu.be/PHHtsTXpxk8).

Governo do Estado de SP