Secretaria da Justiça e Cidadania celebra o Dia Internacional pelo Direito à Verdade

Hoje, quinta-feira, 24 de março, a Secretaria estadual da Justiça e Cidadania, por meio de sua Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (GCAPDC), promoveu evento em comemoração ao Dia Internacional pelo Direito à Verdade, no Auditório da Associação Comercial do Estado de São Paulo, Centro da capital paulista.

O evento contou com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, que ofereceu diplomas de reconhecimento à Comissão Arns e ao Instituto Vladimir Herzog, presentes ao evento, por serviços prestados em favor da garantia ao Direito à Verdade.

O Dia Internacional pelo Direito à Verdade, sobre as Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018, e ficou consagrado a se pensar sobre a relação intrínseca entre verdade e memória.

Também estavam no evento as deputadas estaduais Marina Helou(pessoalmente), da Rede, e Isa Penna, do PCdoB (representada por assessora), que concederam emendas para essa temática em favor do Instituto Vladimir Herzog.

Em nome da Comissão Arns, falou Belisário dos Santos Júnior, ex-secretário de Justiça de São Paulo, “sobre o dever de levantar a voz contra o abuso de ontem para que as novas gerações saibam que ainda há muito por que lutar”.

“É preciso lembrar a verdade do horror, para não permitir que ele volte a acontecer”, contribuiu Rafael Schincariol, do Instituto Vladimir Herzog, depois de breve discurso.

Como Defensor Público Geral do Estado, discursou brevemente Rafael Pitanga, lembrando que “o dia em questão marca a história e ainda traz desafios, especialmente nestes tempos de tantas “narrativas” confusas que vivemos”.

Comissão Arns

Criada após a conquista da Constituição de 1988, a Comissão Arns trabalha em rede com organizações sociais e indivíduos, com o intuito de detectar graves violações da integridade física, da liberdade e da dignidade humana e prestar suporte a denúncias públicas, fazer encaminhamentos aos órgãos do Judiciário e organismos internacionais, promover ações específicas junto à classe política e mobilizar a sociedade.

Instituto Vladimir Herzog

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) é uma organização da sociedade civil criada em junho de 2009 para celebrar a vida e o legado de Herzog, jornalista assassinado pela ditadura militar que dominou o Brasil entre 1964 e 1985. Com doze anos de existência, a instituição tem como missão trabalhar com toda a sociedade pela defesa dos valores da Democracia, dos Direitos Humanos e da Liberdade de Expressão.